Mirante faz “busca ativa” por tracoma em bairros da cidade

Um levantamento está sendo realizado pela Vigilância Epidemiológica para detectar casos da doença em crianças e adultos

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 17/11/2022
Horário 05:18
Foto: Cedida
Equipe de saúde de Mirante faz exames para detectar possíveis casos de tracoma
Equipe de saúde de Mirante faz exames para detectar possíveis casos de tracoma

A Prefeitura de Mirante do Paranapanema, através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica, realiza um levantamento para detectar possíveis casos de tracoma, que é uma infecção dos olhos que pode levar à cegueira, se não for tratada corretamente. De acordo com a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica de Mirante, Rosiane Dias Melo, esse inquérito sobre tracoma que vem sendo feito desde outubro é uma recomendação do Ministério da Saúde e OMS (Organização Mundial da Saúde).
Segundo Rosiane, essa ação vem sendo realizada aos domingos, das 8h às 13h, por profissionais da Vigilância Epidemiológica e agentes comunitários de saúde, em bairros considerados mais vulneráveis e com maior número de crianças. Esses locais foram mapeados pelo próprio Ministério da Saúde. “A escolha de fazermos esse trabalho aos domingos é porque é o dia que é melhor para encontrar toda a família. Nossa equipe é preparada para fazer a avaliação de inversão da pálpebra, que avalia a conjuntiva ocular e é possível detectar o tracoma e até mesmo outras doenças”.
A enfermeira explica ainda que, até o momento, nenhum caso de tracoma foi detectado, porém, sinais de risco de catarata, perda gradativa da visão, trauma ocular, já foram registrados. “Quando aparecem esses sinais, o paciente é encaminhado para consulta em sua ESF (Estratégia Saúde da Família) e, posteriormente, ao médico especializado, no caso, o oftalmologista”, explica Rosiane.
Ela ressalta ainda que vão ser visitadas, ao todo, 300 famílias, segundo o mapeamento feito pelo Ministério da Saúde. A cada domingo, são visitadas 30 famílias.

O que é o tracoma?

Tracoma é uma doença inflamatória dos olhos, que afeta a córnea e a conjuntiva, provocada pela bactéria Chlamydia trachomatis, encontrada normalmente em áreas rurais e em locais onde há o comprometimento do saneamento básico e do acesso à água.

Transmissão

A transmissão do tracoma pode ocorrer sempre que houver lesões ativas na conjuntiva pelo contato direto entre as pessoas, ou por contato indireto com mãos e objetos contaminados (toalhas, lenções, produtos de maquiagem). O período de incubação varia entre 5 e 12 dias.

Sintomas

Os principais sintomas do tracoma são:
- Sensação de corpo estranho no olho;
- Coceira;
- Lacrimejamento;
- Irritação;
- Ardor;
- Olhos avermelhados;
- Secreção.
Porém, há casos de pessoas com tracoma que não apresentam nenhum sintoma, por isso a necessidade do exame.
O tratamento é feito com antibióticos de uso local (colírios e pomadas oftálmicas) ou por via oral, deve ser introduzido tão logo tenha sido feito o diagnóstico.

Recomendações

Algumas medidas podem prevenir o tracoma como:
- Lavar sempre bem as mãos com água e sabão;
- Estimular as crianças a cuidar da higiene pessoal e do lugar onde vivem;
- Cuidar dos objetos de uso pessoal como material escolar e toalhas por exemplo, que podem ser veículos de transmissão da bactéria.

Foto: Cedida

Agentes vão visitar no total 300 famílias aos domingos

Publicidade

Veja também