Mitigação das mudanças climáticas: 6º RA do IPCC

A mitigação das mudanças climáticas é o tema do 6° Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima, lançado em abril de 2022. O RA foi ratificado após uma negociação na qual os governos aprovaram formalmente o resumo para os formuladores de políticas, garantindo alta credibilidade nas comunidades científica e política. 
O esboço aprovado abrange um amplo espectro de temas, desde caminhos de mitigação e análise setorial aprofundada até finanças, cooperação internacional, carbono-zero líquido e remoção de dióxido de carbono. Pela primeira vez na história do IPCC, foram incluídos capítulos dedicados à tecnologia, inovação e medidas possíveis no lado da demanda de energia: As emissões de gases do efeito estufa continuaram a subir depois do AR5, isto é, manter o aquecimento abaixo de 2°C e, idealmente, 1,5°C. 
Os atuais planos climáticos nacionais nos levam a um aquecimento global por volta de 2,7°C neste século, ou possivelmente até mais. Se as emissões de CO2 continuarem nas taxas atuais, esgotaremos o orçamento de carbono de 1,5°C restante já no início da década de 2030. Sem um impulso drástico na ambição climática, a esperança de alcançar os Objetivos de Paris de 1,5°C e 2°C sem “ultrapassagem” destas temperaturas estão fora de alcance. 
Estamos cada vez mais propensos a uma “ultrapassagem” das temperaturas médias globais de 1,5°C e 2°C. O 1% mais rico emite mais que o dobro dos 50% mais pobres. Desde o AR5, tem havido um interesse crescente na “responsabilidade nacional” pelas mudanças climáticas, bem como nos vínculos com outras questões de sustentabilidade, de desenvolvimento e sociais. 
Os EUA são responsáveis por cerca de 20% das emissões históricas acumuladas, seguidos por China, Rússia, Brasil e Indonésia. No entanto, apenas olhar para as emissões nacionais não completa o quadro, pois a desigualdade de tamanho, riqueza e intensidade de carbono das populações precisa ser levada em consideração. Mas há esperança, desde o AR5, os compromissos nacionais e corporativos de zero-líquido explodiram e a energia renovável continuou a superar as previsões. 

Fonte:
1)    https://climainfo.org.br/2022/04/04/mitigacao-mudancas-climaticas/;

Publicidade

Veja também