Molhos são diferenciais em lanches prudentinos

Diretor da Visa, Daniel Gulim, alerta, no entanto, que qualquer descuido no preparo e fornecimento dessas delícias pode gerar intoxicação alimentar

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 29/12/2021
Horário 07:44
Foto: Divulgação / Leandro Lanches
Molho verde, molho de alho, maionese e vinagrete apimentado entre outros... eles não podem faltar!
Molho verde, molho de alho, maionese e vinagrete apimentado entre outros... eles não podem faltar!

Um dos grandes diferenciais em comer lanche em Presidente Prudente é a variedade de molhos, que não se encontra em lugar nenhum. Em muitas regiões, por exemplo, as pessoas só comem com ketchup, maionese, mostarda e o molho verde até existe, porém, é mais encontrado em hamburguerias. Já na capital do oeste paulista, você encontra essa delícia a mais até na lanchonete mais simples. No entanto, qualquer descuido no preparo e fornecimento desses molhos pode gerar uma bela intoxicação alimentar.
E para alertar tanto quem oferece, quanto quem consome, a reportagem falou com o diretor da Visa (Vigilância Sanitária), Daniel Eduardo Lima Gulim, 43 anos, para entender melhor quais as recomendações que a pasta pode dar para o preparo, acondicionamento, conservação desses molhos até no momento de servir aos clientes.
Ele responde que a conservação do produto deve ser sob refrigeração até 4°C, por no máximo dois dias, de acordo com a CVS n° 05/2013, art. 34. “Lembrando que é proibido o uso de ovos crus; e preferencialmente o uso deste produto deve ser no próprio dia devido ao risco de contaminação, mas segundo a legislação poderia ser usado até no dia seguinte desde que observados os critérios de armazenamento e conservação em temperaturas adequadas”, salienta Daniel.
De acordo com o diretor, seguindo a legislação do município, Lei n° 9810/2018, denominada Lei dos Ambulantes, sim seria proibido o uso das bisnagas - "Art. 45: os produtos como condimentos, molhos e temperos para sanduíches e similares devem ser oferecidos em sachê individual, vedada a utilização de dispensadores de uso repetido"... 
“Mas a maioria das lanchonetes usa. Não sei dizer se seria apenas para ambulantes ou para as lanchonetes em geral. A gente sabe que a maioria das lanchonetes usa as bisnagas e quando fizemos o curso de boas práticas para ambulantes, eles alegavam que os prudentinos mudam de lanchonete se não tiver o molho”, lembra Daniel.

Dá lhe molhos

Molho verde, molho de alho, maionese e vinagrete apimentado! Hummmmm que delícia! Estas são as opções do acompanhamento servidas no Leandro Lanches e Porções, no Jardim Maracanã, em Presidente Prudente. Segundo o proprietário Leandro Ventura da Silva, 41 anos, que é quem fica na chapa preparando X-Bacons, X-Frango, X-Tudo, Baguncinha entre outras delícias, não tem um molho preferido, mas todos.
“O gosto dos clientes varia muito. Algumas pessoas chegam a pedir para mandar dez saquinhos de maionese ou de outro molho. Tem aqueles que no pedido chegam a falar que ‘come mais o molho do que o próprio lanche em si’ [risos]. É muito difícil mesmo alguém fazer um pedido sem muito molho”, afirma o proprietário do lanche.
Sobre os cuidados no preparo e acondicionamento dessas delícias, Leandro diz que todos que trabalham no local têm todo o cuidado em manter a bancada onde preparamos molhos sempre higienizada e organizada. “Os ovos são guardados sempre na geladeira para evitar qualquer imprevisto, assim como saladas [tomate, alface]. Todos são orientados a não deixarem as bisnagas muito tempo nas mesas. O cliente termina, já pedimos licença para retirá-los”, destaca o microempresário, que atua no ramo há 18 anos.



 

Publicidade

Veja também