Moradora de Prudente tem auxílio emergencial sacado no RS

Jovem descobriu o furto quando foi cadastrar os dados pelo aplicativo; mensagem dizia que a conta já estava ativa

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 29/05/2020
Horário 12:04
Arquivo/Paulo Miguel - Vítima procurou a polícia e elaborou boletim de ocorrência
Arquivo/Paulo Miguel - Vítima procurou a polícia e elaborou boletim de ocorrência

Na quinta-feira, uma mulher de 18 anos registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil em Presidente Prudente, após descobrir o furto da primeira parcela do auxílio emergencial.

Conforme a polícia, ela relatou que no dia 25 de maio conseguiu o benefício para receber a primeira parcela de R$ 600 do auxílio emergencial do governo.

No entanto, ao fazer o cadastramento pelo aplicativo, recebeu a mensagem de que seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) já era existente no cadastro.

Diante disso, compareceu a uma agência da Caixa Econômica Federal no município, onde recebeu a informação de que seu benefício havia sido sacado no Estado do Rio Grande do Sul. 

A Polícia Civil elaborou o boletim de ocorrência e investiga o caso.

A reportagem solicitou uma nota para a Caixa Econômica Federal e aguarda um posicionamento.

NOTA DA CAIXA

A reportagem procurou a Caixa Econômica Federal e questionou sobre o fato. Em nota, disse possuir uma equipe especializada com dedicação exclusiva para monitorar e prover segurança aos serviços digitais. “As maiores fragilidades de segurança hoje estão nos acessos realizados pelos próprios usuários de sites, mensagens ou aplicativos falsos”, considera.

“A Caixa, junto com outros órgãos de governo, Polícia Federal e as próprias lojas de aplicativos monitoram e atuam continuamente para bloquear e desativar esses serviços falsos. Sempre que detectada suspeita de crime, a PF é acionada e recebe todas as informações para as investigações e intervenções necessárias”.

Diante disso, alerta sobre a importância do uso exclusivo dos canais oficiais do banco ou governo para buscar informações e acesso aos serviços.

“Neles são utilizados vários fatores complementares de segurança baseados em informações, código de verificação, além do próprio dispositivo para garantir o devido nível de segurança do processo. Assim, podemos garantir que ao utilizar os aplicativos oficiais da Caixa as informações e transações dos clientes estarão seguras”.

“No caso do Auxílio Emergencial, destacamos o aplicativo Caixa | Auxílio Emergencial, o site auxilio.caixa.gov.br, a central telefônica 111 ou os sites do Ministério da Cidadania e da Dataprev. Eventuais contestações de saques podem ser formalizadas pelo beneficiário diretamente em qualquer agência da Caixa. Para os casos em que houver eventual comprovação de saque fraudulento, o beneficiário será ressarcido”.

ORIENTAÇÕES

A Caixa ressalta que não envia e-mails ou mensagens pedindo informações e nem realiza ligações para os cidadãos, justamente para garantir a segurança do processo. O banco esclarece ainda que não envia SMS com link. Para se assegurar que as transações dos clientes sejam feitas com segurança, utiliza diversos recursos para proteger as contas e operações financeiras.

Mas apesar dos dispositivos de segurança nas plataformas digitais do banco, o cliente deve estar sempre atento a qualquer atividade e situação não usual, e principalmente não clicar em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais para acesso a contas e valores a receber, desconfiando de informações sensacionalistas e de “oportunidades imperdíveis”.

Dessa forma, qualquer tentativa de contato com o cidadão caracteriza-se como uma tentativa de fraude e deve ser desconsiderada, bloqueada e reportada aos órgãos fiscalizadores competentes.

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