Moradores comentam 1º ano do João Domingos Netto

Bairro recebeu creche, vai inaugurar em breve uma unidade de saúde e duas escolas são esperadas para abrir as portas em 2017

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 16/11/2016
Horário 08:08


"A realização de um sonho". "A maior de todas as conquistas". "Um presente de Deus". Assim são definidas as residências do Conjunto Habitacional João Domingos Netto, em Presidente Prudente, pelos próprios moradores. O bairro, que completa hoje, 1 ano e 2 meses, está em pleno desenvolvimento. Ganhou creche, vai inaugurar em breve uma unidade de saúde e duas escolas são esperadas para abrir as portas em 2017. Foram anos de espera, mas que valeram a pena tendo em vista a conquista da tão sonhada casa própria, conforme residentes ouvidos pela reportagem de O Imparcial.

Jornal O Imparcial "Este é nosso lugar. Fomos premiados por Deus", dizem moradores que esperaram pela moradia

São, ao todo, 2.343 moradias, ou seja, cerca de 12 mil pessoas, contempladas com casas na localidade. Foram várias as reivindicações, como pelo transporte público, pelo atendimento dos Correios, as quais foram alcançadas com sucesso. Claro que ainda existem reclamações, mas os problemas apontados pelos moradores, que os consideram "pequenos", foram encaminhados para os órgãos responsáveis, que já providenciam as devidas soluções.

"Este é o nosso lugar. Fomos premiados por Deus. Pegamos a chave no dia 16 e, no dia 19, já nos mudamos. É ótimo morar aqui", conta o aposentado, Antônio Rocha Sobrinho, 72 anos. "Esperamos 13 anos por esta conquista e o resultado foi perfeito. Esta é a minha casa, tem a minha cara. Agradeço todos os dias por ela", complementa a esposa, Maria Mércia de Souza, 60 anos. Outra moradora, Maria Olívia da Paz, 70 anos, também é só elogios. "Amamos tudo isso. É sossegado, tem boa segurança. Esperamos desde 2003 e valeu a pena", comenta.

O ajudante de armazém, Epson de Souza, 26 anos, diz que o local é bom para criar seus dois filhos, um de 1 anos e 10 meses e outro de 5 anos. "Eu e minha esposa gostamos muito daqui. Conhecemos os vizinhos, temos amizades. Tudo isso é a realização de um sonho, pois minha mulher ficou como suplemente, mas deu tudo certo porque Deus abençoou", relata. "Está bom demais morar aqui. A vizinhança é boa, a casa também, está tudo perfeito", comenta o aposentado, Antônio Gonçalves da Silva, 66 anos, que reside no bairro com dois filhos e dois netos.

 

Desafio


O secretário municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação, Laércio Batista de Alcântara, afirma que o João Domingos Netto é um dos maiores conjuntos habitacionais do Brasil, que atende a demanda da população de baixa renda participante do CadUnico (Cadastro Único de Assistência Social). Frisa que sua implantação era um dos maiores desafios da administração pública nos últimos 20 anos, pois esta demandava alto investimento financeiro, bem como a instalação do sistema de água e esgoto na região norte da cidade. "Foi então que a Prefeitura de Prudente negociou com o governo estadual e conquistou a instalação do sistema de água e esgoto durante a renovação da concessão dos serviços na cidade com a Sabesp ", explica.

Frisa que, através do Programa de Mobilidade Urbana, o município recebeu do governo federal investimento para a revitalização da Avenida Raimundo Maiolini, com instalação de novas pistas, ciclovia, iluminação, mudanças que melhoraram o cenário local. "Com o João Domingos, veio o desenvolvimento da região, com vários novos empreendimentos comerciais e novos loteamentos. Hoje, a zona norte tem uma nova cara e uma nova vitalidade econômica e social com esse e outros conjuntos, como o Tapajos, Bela Vista e Cremonezi, chegando a mais de 3 mil casas populares na localidade", expõe.

Laércio destaca que, no João Domingos Netto, as casas foram entregues aos moradores todas com água, energia elétrica, esgoto, piso cerâmico, dois dormitórios, sala, cozinha, área de serviço e aquecedor solar. Aponta que todas as áreas públicas do conjunto habitacional foram urbanizadas com calçadas, alambrados e praças, lembrando ainda que foi primeiro conjunto habitacional do Brasil a ser entregue com internet Wi-Fi grátis em suas praças públicas.

Como noticiado em O Imparcial, o tão esperado sonho da casa própria se realizou para as 2.343 famílias contempladas, através do Programa Minha Casa Minha Vida, em 16 de setembro de 2015, quando se deu a entrega das chaves ao sorteados.

 

SAIBA MAIS

Cartas em mãos

Uma das reclamações que surgiram quando o loteamento passou a ser habitado foi por conta da falta do serviço de entrega de correspondências. Sobre a questão, a Assessoria de Comunicação dos Correios no Interior de São Paulo informa que, desde o dia 1º de julho de 2016, o Conjunto Habitacional João Domingos Netto, em Prudente, já é atendido pelo serviço de Distribuição Domiciliária.

 

 
Publicidade

Veja também