Descrito como um bairro seguro e bem abastecido pelo comércio, o Jardim Everest, localizado na zona oeste de Presidente Prudente, é uma das localidades que recebem a cobertura da UBS (Unidade Básica de Saúde) da Cohab – o Cohabão. No entanto, moradores estão insatisfeitos com a “demora no atendimento e as filas de espera” que se formam na unidade. Por esta razão, defendem a sua transformação em uma UPA (Unidade de Pronto-Atendimento), o que, segundo eles, oportunizaria um espaço de tempo maior para os pacientes buscarem atendimento médico, evitando aglomerações.
A costureira Helena Maria Ramos Galindo, 54 anos, aponta que a ampliação do horário é uma forma de melhor atender a uma gama expressiva de bairros, tendo em vista que o Cohabão é também o polo médico dos jardins Imperial, Leonor, Vale Verde, Maré Mansa, entre outros. Além disso, a referência 24 horas eliminaria a necessidade de recorrer à UPA do Ana Jacinta em caso de uma emergência. Para ela, é “inconcebível” que Prudente tenha apenas uma unidade desta natureza em funcionamento e, sobretudo, em uma área tão distante do restante da cidade.
Para a vendedora Vera Lúcia Barbosa, 46 anos, caso não seja possível a conversão do Cohabão em uma unidade 24 horas, embora acredite que aquela zona tenha condições de comportá-la, torna-se necessária a “inauguração imediata” da UPA da zona norte, cujas reivindicações de entrega já foram relatadas em edições anteriores deste especial. Outra saída seria a implantação de uma ESF (Estratégia de Saúde da Família) no próprio Everest ou em algum bairro adjacente. “Mas ainda acho mais fácil alterar o atendimento do Cohabão, que certamente beneficiaria um número maior de pessoas”, avalia. A dona de casa Isaura Gomes de Moura, 61 anos, argumenta que, se houvesse atendimento ininterrupto, as consultas certamente seriam “mais eficientes”.
O repositor Donizete Araújo, 61 anos, por sua vez, considera que, diante da dificuldade de ofertar uma unidade de saúde própria para cada bairro, o mais viável seria realmente estender o horário do serviço médico e ambulatorial na Cohab, desafogando a procura na UPA que serve como alternativa à população. “A alta demanda no Ana Jacinta tornou aquele local o novo HR [Hospital Regional Doutor Domingos Leonardo Cerávolo]”, comenta o morador, em alusão ao período em que o hospital atendia todos os tipos de casos.
A Secom (Secretaria Municipal de Comunicação) informa que o Cohabão já funciona em regime de pronto-atendimento aos fins de semana e feriados, no período noturno, das 19h às 7h. Ressalta que, além da UPA do Ana Jacinta, “a cidade está em vias de inaugurar uma nova unidade 24 horas na zona norte”. A previsão é de que “o serviço seja entregue à população até o fim do ano”.
ESTRUTURA DO BAIRRO
Ano de implantação: 1980
Área de loteamento: 266,2 mil m²
Área verde: 27.644 m²
Quadras: 36
Construções: 645
Terrenos baldios: 41
População estimada: cerca de 2 mil habitantes
Fonte: Secom
SERVIÇO
A população pode promover suas reclamações, críticas e elogios sobre o bairro em que reside. O contato deve ser feito com os profissionais da Pauta, por meio do [email protected], do telefone 2104-3732 ou do Whatsapp 99104-8537.