Moradores temem aparecimento de escorpiões

PRUDENTE - André Esteves

Data 27/07/2016
Horário 10:08
 

Os moradores da Rua Rosária Maldonado, no Jardim Ouro Verde, em Presidente Prudente, estão preocupados com o aparecimento constante de escorpiões no local. De acordo com o reclamante, o comprador Adriano de Carvalho, 36 anos, os aracnídeos vêm de uma mata de vegetação alta na altura do número 258, que se encontra em más condições de limpeza. Indignado, Adriano fez a reclamação para a Prefeitura, que solicitou que o morador entrasse em contato com a Sosp (Secretaria de Obras e Serviços Públicos). "Na segunda-feira, uma equipe veio e limpou apenas a parte onde deveria ser uma via, alegando que o resto é área de preservação ambiental e não pode receber interferência", expõe.

Jornal O Imparcial Maria Helena Lopes está apreensiva com a situação e guarda escorpiões como prova

A técnica de enfermagem Maria Helena Lopes, 47 anos, é uma das moradoras apreensivas com a situação e ficou insatisfeita com a atuação da Prefeitura. "Entendemos que seja uma área de preservação ambiental, mas a tomada de uma medida para a eliminação dos escorpiões é necessária. Eles pedem que os moradores não joguem veneno na mata para não haver o descontrole, mas está ocorrendo o descontrole, sim, de escorpiões", reclama. Ela enfatiza que o problema existe há mais de dois anos, mas só nos últimos meses resolveu coletar os animais em um frasco para servir como prova. O vidro também contém uma aranha. "Estamos à mercê de um perigo", frisa.

Os dois vizinhos mencionam que as crianças são a maior preocupação. Maria Helena cita como exemplo uma criança da casa vizinha que ficou em coma após ser picada por um escorpião. "O animal estava na mochila da menina. Felizmente, ela não ficou com sequelas. Isso nos assusta muito, pois a picada em crianças pode ser fatal", aponta. Para combater o problema em sua casa, Adriano conta que coloca veneno no canto das paredes. "Quando encontro os animais, eles já estão mortos", acentua. Além disso, ele pôs tela nos ralos e confere os cômodos da casa todos os dias.

O músico Giovane Carvalho, 38 anos, salienta que, apesar de manter a casa limpa, os escorpiões continuam aparecendo. "É só limpar algum cômodo que eles surgem. Acredito que seja porque a gente mexe no lugar onde eles estavam escondidos", afirma. Procurada, a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação) informou que o aparecimento de escorpiões é resultado do acúmulo de entulhos na área. "O controle deve partir da própria população, que deve parar de juntar lixo no local e manter a área limpa", notifica a pasta.

 

Caso


Como noticiado ontem por O Imparcial, segue em investigação a causa da morte de uma criança de um ano e oito meses, que, conforme o HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo de Presidente Prudente, faleceu na quinta-feira da semana passada após ficar mais de 20 dias internada em virtude da picada de um escorpião. De acordo com a Secom, a declaração de óbito apresenta causa indeterminada. A VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) ainda espera pela confirmação.

 
Publicidade

Veja também