Morre arquiteto Fernando Karazawa, um dos principais nomes do modernismo em Prudente

Profissional faleceu nesta segunda-feira, aos 79 anos, e deixou legado de obras representativas do movimento na cidade, entre projetos residenciais e comerciais

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 11/07/2023
Horário 15:06
Foto: Reprodução/Redes sociais
Arquiteto e urbanista Fernando Karazawa faleceu aos 79 anos
Arquiteto e urbanista Fernando Karazawa faleceu aos 79 anos

Morreu nessa segunda-feira, em Presidente Prudente, o arquiteto e urbanista Fernando Karazawa, aos 79 anos.

Em nota publicada nas redes sociais, o CAU-SP (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo) lamentou o falecimento daquele que classificou como "um dos principais nomes do modernismo em Prudente" e responsável por influenciar a formação de diversos profissionais da região.

Segundo o conselho, Fernando, ao lado da esposa Ana Maria Karazawa, produziu um conjunto de obras representativas deste movimento, entre projetos residenciais (com destaque para uma casa construída no Jardim Bongiovani) e comerciais, a exemplo do Edifício de Consultórios, na Avenida Washington Luiz, e do trabalho para a Tairana Central de Inseminação Artificial.

Natural de Álvares Machado, graduou-se em Arquitetura e Urbanismo, em 1967, pela Universidade Mackenzie, e trabalhou com grandes nomes do ramo, como Ruy Ohtake, Decio Tozzi e Jorge Wilheim.

"O CAU-SP teve a oportunidade de prestar uma homenagem a Fernando e Ana Karazawa ainda neste ano, durante a realização do fórum regional em Prudente. Na ocasião, o conselheiro Helio Hirao comentou sobre o legado deixado pelo casal: 'Reconhece-se, em suas obras, o rigor e domínio tecnológico do processo construtivo articulado com uma singela composição poética das expressões dos materiais'", escreveu o conselho.

O corpo do arquiteto e urbanista foi cremado na noite dessa segunda-feira.

Publicidade

Veja também