Mostra em shopping retrata animais vítimas de abandono

Com imagens em P&B de celebridades, exposição da Ampara visa sensibilizar a comunidade em geral, sobre o problema

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 19/09/2015
Horário 14:12
 

Muitas são as pessoas que tratam os animais como objetos descartáveis e adultos ou ainda filhotes, os abandonam nas ruas sem nenhum sentimento de culpa. Mas como Deus é maravilhoso, coloca nesse mundo muitos anjos que os amam e cuidam de seus bichinhos de estimação como membros, de fato, da família. E com o objetivo de sensibilizar a comunidade em geral, sobre este problema, o Prudenshopping oferece para seus clientes, até o dia 12 de outubro, uma exposição de fotos da Ampara Animal (Associação das Mulheres Protetoras dos Animais Rejeitados e Abandonados), de São Paulo, em que celebridades posam com animais vítimas de abandono e privações.

Com fotografias em preto e branco (P&B), o renomado Jacques Dequeker traduziu em arte o sentimento de que é preciso mudar as atitudes. Cleo Pires, Paola Oliveira, Sabrina Sato, Fiorella Mattheis, Ellen Jabour e a prudentina Thaila Ayala abraçaram a campanha da ONG (organização não-governamental) em prol dos animais, como um pedido às pessoas para que sejam mais humanas e façam o bem para aqueles que mais precisam, inclusive os animais.

Jornal O Imparcial Exposição pode ser vista na ala de expansão, até dia 12 de outubro; visitação é gratuita

Além das imagens em grandes painéis, frases chamam a atenção, como: "Nossa raça é vira-lata"; "Animais são amigos, não brinquedos"; "Uma vida não se joga fora"; "Eles são muitos, os lares são poucos"; "Animais têm direitos, sem apoio"; "Fidelidade é para toda vida"; "O gato também é seu melhor amigo"; "Se você não fizer nada, é como se tivesse feito...".

Dizem que gato preto dá azar, muitos fazem maldades horríveis com esses pobrezinhos. Pois bem, como diz a frase em que a bela Cleo Pires aparece: "Azar é não ter o amor de um gato preto"!

O estudante de Jornalismo, Gabriel Aparecido da Silva, 20 anos, observava as fotos como se fizesse uma viagem em suas reflexões. "Nossa! Que lindo! Fizemos, recentemente, um trabalho na faculdade sobre essa questão, e a quantidade de animais abandonados é absurda. As fotos chamam muito a atenção, principalmente, pelo requinte do P&B, que dá o sentido real da situação, como diz o ditado popular: a realidade nua e crua", enfatiza o visitante.

As irmãs Érica, 31 anos, e Deise dos Santos Oliveira, 26 anos, também pararam para ver a mostra, anteontem. "Linda exposição! Não dá para entender porque as pessoas maltratam os bichinhos. Nós temos dois cachorros e os amamos como se fossem filhos!", exclama Érica.

 

Conscientização

De acordo com Gilmar Luiz, gerente de Marketing do Prudenshopping, o desenvolvimento da exposição é resultado de um ano de trabalho da Ampara, com foco na conscientização da população a respeito do trato com os animais. E com um conceito diferenciado e um modo inovador de educar, a mostra traz essas mulheres lindas e conscientes de sua importância na sociedade, e animais com diferentes histórias de privação e abandono, vítimas de preconceito.

"A Ampara é uma ONG séria, que trabalha de forma clara e vimos uma causa muito nobre nesse projeto. As pessoas precisam entender que, ao adquirir um animal, este precisará de amor, carinho e muitos cuidados, como ela mesma que necessita de médico, alimento, água, um teto para se abrigar, etc.. E estas mulheres, por serem celebridades, e que abraçam a causa, acabam chamando mais a atenção para a questão", acentua o gerente.

E completa: "Em Presidente Prudente e região diversos grupos, pets, veterinários realizam trabalhos na tentativa de diminuir o número cada vez mais crescente de animais e propagar a adoção. Informe-se, pois de alguma forma você pode ser um colaborador", pontua Gilmar.

 

Foi notícia

Internet, TV, jornais, vários foram os veículos de comunicação que noticiaram recentemente que, assim como nos países mais desenvolvidos, como Estados Unidos e Japão, também no Brasil o número de animais que convive com as famílias supera o de crianças. Os dados foram obtidos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) coletados em 2013, mas processados e publicados meses atrás na mídia. De cada cem famílias, 44 criam, por exemplo, cachorros e só 36 têm crianças até 12 anos de idade.

 

A ONG

Conforme o site da organização, a Ampara Animal foi fundada em agosto de 2010, com o objetivo de transformar a realidade de cães e gatos que passam necessidades no país. Composta apenas por mulheres, é certificada como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), título concedido pelo Ministério da Justiça do Brasil, apenas a ONG’s sérias e de extrema transparência administrativa. Esse título permite que doações realizadas por empresas possam ter partes descontadas no Imposto de Renda das mesmas.

A organização entende que todo cidadão tem o dever de amparar e zelar pelo bem-estar dos animais, e que o trabalho voluntário é uma atividade que pode ajudar, proporcionando ainda um sentimento de realização muito grande para quem o exerce.

Através de grandes parcerias, a associação busca agir na raiz do problema onde desenvolve três pilares de atuação com o intuito de que as medidas adotadas sejam mais efetivas, quais denominam "preventivas": conscientização: através de campanhas e projetos educativos voltados para público adulto e infantil, como esta mostra; castração: através de sua UMA-Vet (Unidade Móvel de Atendimento Veterinário), que realiza mutirões de castração em comunidades carentes e atendimentos em clínicas conveniadas; e adoção: através de eventos em parceria com grandes redes de pet shops, shoppings e também com divulgação em redes sociais e veículos de mídia apoiadores.

 

serviço

VISITAÇÃO GRATUITA

A exposição Ampara Animal está localizada no piso Washington Luiz – Expansão do Prudenshopping, no mesmo horário de funcionamento das lojas: segunda-feira a sábado, das 10h às 22h; e domingos e feriados, das 14h às 20h.
Publicidade

Veja também