MPE recua e “permite”  shows drive-in em Prudente    

Órgão havia feito recomendação à Prefeitura, após denúncia, para que este tipo de evento não fosse realizado na cidade

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 11/09/2020
Horário 21:05

Após a realização de um evento em esquema de drive-in no domingo, no Recinto de Exposição Jacob Tosello, em Presidente Prudente, o MPE (Ministério Público Estadual) recebeu uma denúncia, que apontava irregularidades no local, no que diz respeito ao cumprimento de medidas de segurança com a saúde. Com isso, ontem, o órgão recomendou que a Prefeitura não realizasse ou participasse de eventos como esse, inclusive com a possibilidade de o município responder por uma ação caso descumprisse. Como já estava marcado para hoje o início da programação dos shows em esquema de drive-in da Expo Prudente, e a Prefeitura havia confirmado que manteria o evento, a administração pública apresentou uma lista com 22 nomes de pessoas que seriam as responsáveis pela fiscalização do evento, o que fez com que o Ministério Público reconsiderasse a recomendação feita e, inclusive, extinguisse uma ação civil pública que havia sido proposta, por “perda de objeto”. 

Prefeitura apresentou lista com 22 nomes de pessoas que fiscalizarão o espaço

Toda a situação teve início quando, em uma denuncia enviada ao MPE, uma pessoa que preferiu o anonimato alegou que compareceu ao evento do domingo, intitulado de “Segundo Drive Show Bastião” e que, no local, teria encontrado pessoas sem máscaras, aglomeradas, fora dos veículos, circulando “indiscriminadamente entre si” e que o show, inclusive, teria contado com a presença de dois secretários da Prefeitura. “Os empresários de Prudente estão sofrendo há meses fechados [...]. Como a Prefeitura apoia um evento que causa aglomeração e vai contra todas as normas de segurança e de higienização?”, questionou o denunciante, apresentando fotos que comprovaram tais informações. 
Desta forma, o promotor de Justiça, Marcelo Creste, alegou que, mesmo a região na fase amarela do Plano São Paulo, “este tipo de conduta é inadmissível”, ainda mais quando produzida ou bancada pela Prefeitura, mesmo que este tipo de evento em esquema de drive seja permitido, o que resultou na recomendação feita. 

MPE recua na recomendação

Hoje, no entanto, o município enviou ao promotor a informação de que manteria o evento programado, que tem início hoje e segue até segunda-feira, e que cumprirá com todas as recomendações necessárias, além de informar o nome das 22 pessoas que farão a fiscalização no local e trazer uma série de fatores pelos quais a festa poderia e precisaria ser mantida. “Com este número de fiscais, entendo que é possível a realização dos eventos com segurança, pelo qual reconsidero a recomendação feita. Tal providência também implicará na extinção da ação civil pública proposta”, apontou o promotor.

"Respeito às medidas"

Sobre o evento de domingo e que teria originado toda essa situação, a Prefeitura alegou que o show era de responsabilidade de uma empresa particular, a qual apresentou toda a documentação necessária para a locação do espaço e realização do evento, como AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) e alvará. A empresa, Seu Bastião Pub, por sua vez, lembrou que tomou todas as providências para que o evento fosse realizado de forma que todos os protocolos fossem cumpridos e comentou que, “infelizmente, algumas pessoas usaram as fotos de um público específico, de pessoas que estavam no mesmo carro, consumindo bebida, e, consequentemente, sem máscara, de forma maldosa”. 
A empresa garantiu que muitas outras fotos comprovam que houve respeito às medidas de segurança impostas e lembrou que já realizou diversas ações durante a pandemia para ajudar a sociedade e a classe artística como um todo. “Precisamos nos preocupar mais em fazer pelo outro e não em distorcer a realidade”, finalizou. 

SAIBA MAIS

Expo PP: retirada de convites para Show Drive-In ocorre amanhã e sexta

Com transmissão on-line, Expo terá palestras técnicas e shows drive-in

Expo Prudente 2020 será on-line

Publicidade

Veja também