Mudança de predio

JOSÉ COSTA

COLUNA - JOSÉ COSTA

Data 22/04/2021
Horário 03:38

Em entrevista concedida ao Grupo Joia de Comunicação, o prefeito Márcio Cardim (DEM) revelou a intenção de a sede da Prefeitura de Adamantina ser transferida para o prédio onde funciona o campus 1 da Unifai, localizado na Rua Nove de Julho. “É uma possibilidade, sim. Faz parte do nosso projeto. Além de ficar tudo no mesmo plano, sem divisão de andares, lá conseguiríamos alocar todas as secretarias no mesmo local”, disse o chefe do Executivo.  A mudança do Paço Municipal é um tema que vem também de administrações anteriores. E Cardim ainda ponderou que a atual sede do Paço Municipal é de difícil acesso à população e possui problemas crônicos de décadas, como o elevador. Para viabilizar ainda suposta desocupação do campus 1, o prefeito previu que seria necessário, antes, concretizar o projeto que vem desde quando era diretor da FAI, levar toda a Unifai – parte administrativa – para o campus 2. “Porém, para tudo isso acontecer é preciso haver interesse de ambas as partes”, completou Cardim.

Caminhada

Vários amigos de Flórida Paulista comemoram com alegria e se sentiram realizados quando resolveram fazer uma romaria até Santo Expedito. A caminhada foi iniciada na madrugada de sábado (17) e teve a duração de cinco horas, quando, então, os participantes chegaram ao santuário, para cumprir a promessa, em forma de penitência. O trajeto teve início na ponte do Rio do Peixe em Flórida Paulista, passou pelo Distrito de Ameliópolis e seguiu por estradas de terra até Santo Expedito. Participaram do grupo, o advogado José Andriotti; os empresários Evandro Montello, “Nervinho”; Evandro Alves de Lima, “Osso”; Thiago Venceslau Rodrigues, “Tripinha”; o vereador João Catenga; e Gustavo Machado.

Índice da COVID-19

O número de mortes pela Covid-19 em Irapuru aumentou consideravelmente, quando desde o início da pandemia até 1º de março deste ano, foi em média uma morte para cada cinco meses. Mas, atualmente, de março até agora, foi registrada uma morte para cada 2,5 dia, o que levou as autoridades a tomarem novas medidas.

Homenagens aos mortos

Como os falecidos pela Covid-19 não podem ser velados conforme se divulga, em Irapuru esses não deixaram de ser lembrados pelos amigos. Os cortejos continuaram normalmente, quando já se definiu, para os falecidos pela Covid-19, que o carro funerário estaciona na Praça do Cristo Redentor, e vários carros já se posicionam para acompanhá-lo dentro do horário estabelecido. Passam pela Avenida Euclides da Cunha e seguem em comboio até o cemitério numa distância de dois quilômetros. No cruzamento do sinaleiro, há sempre a presença da Polícia Militar para coordenar o trânsito. No cemitério ninguém desce, apenas a família para acompanhar à distância o sepultamento. Às vezes é feita as exéquias e todos retornam, com o dever cumprido de ter levado a última homenagem ao falecido.

Fósseis

Com os recentes achados de fósseis de animais pré-históricos, o município de Irapuru se confirma como um grande sítio arqueológico. Com as recentes descobertas de materiais petrificados ao lado da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), muitos fatos são lembrados pela população relacionados com o caso. Próximo à penitenciária do município, esses materiais também foram encontrados há cerca de 15 anos. Quando das escavações das valas, mesmo rasas para implantação do serviço de água da cidade, um grande número de fósseis de animais marinhos foi encontrado. Quando da pavimentação de ruas de um conjunto habitacional dentro da cidade, foram encontrados fósseis da cabeça de um dinossauro que, segundo pesquisadores na época, data de 75 milhões de anos. Acreditava que mais materiais se encontram no local, mas havia um grande número de casas já construídas na área e ocupadas.

Redutor de água

Uma campanha visando à conscientização da população em relação ao uso racional da água foi feita em Pauliceia, pela Prefeitura, em parceria com o Coordenadoria do Meio Ambiente. Foi feita a distribuição gratuita de kits redutores de pressão na Casa da Agricultura. O objetivo da ação é de conscientizar toda a população do município sobre a importância do uso racional da água, uma vez que, através da instalação dos redutores de pressão, o consumo de água pode cair em até 50%.

Reflexão em trovas

    Se há ódio ao seu irmão,
    De ódio te tomarás,
    Vivendo dessa maneira
    Pelo ódio morrerás
            (José Costa)

Publicidade

Veja também