Mudança em cronograma prejudica coleta de lixo

“Os coletores de lixo são orientados a recolherem os sacos acondicionados com lixo orgânico e os da coleta seletiva apenas recipientes com recicláveis", pontua.

PRUDENTE - Stephanie Fonseca

Data 04/03/2014
Horário 09:11
 

Nos últimos dias, a coleta de lixo em Presidente Prudente sofreu alterações no cronograma de atendimento. Na quarta-feira, dez bairros iniciaram a adaptação e, quinta-feira, mais 14 entraram no novo esquema, entre eles os Jardins Ouro Verde, Balneário, Leonor, Cobral, São Sebastião e Itapura I. Com a medida, 17 dos 24 bairros alterados têm no mesmo dia a coleta de orgânicos e a seletiva. A Companhia Prudentina de Desenvolvimento (Prudenco) esclarece, em nota, que fará uma readequação do recolhimento de materiais recicláveis, de modo que seja sanado o confronto na prestação dos serviços.

Por enquanto, o esquema permanece sem alterações (veja tabela). A dúvida é como separar os resíduos, na lixeira, de modo que os coletores saibam o que, cada qual, deve recolher. A Prudenco enfatiza que este conflito é "temporário" e o munícipe  pode depositar o lixo e os recicláveis como de costume, já que os coletores "conhecem e sabem os diferenciar um do outro".

Ainda na nota, a companhia alega que o coletor de recicláveis está apto a fazer a triagem do que é lixo comum e do que é material reciclável. A empresa pede que o munícipe deixe visível estes materiais, quando os destinarem para coleta, a exemplo de garrafas pet, papelão, plástico, latas, entre outros. "Os coletores de lixo são orientados a recolherem os sacos acondicionados com lixo orgânico e os da coleta seletiva apenas recipientes com recicláveis", pontua.

De acordo com a Prudenco, esta nova roteirização instituída na prestação do serviço tem como principal objetivo "dinamizar e otimizar o procedimento da coleta, visando principalmente melhorar a qualidade dos serviços prestados à população". Quanto à readequação da coleta seletiva, a empresa de economia mista afirma que ocorrerá em médio prazo, tendo em vista que alguns ajustes na coleta de lixo ainda devem ser feitos. Garante ainda que os moradores serão avisados de forma antecipada pela companhia.

Jornal O Imparcial Serviços de coleta orgânica foram alterados em 24 bairros

E como já informado em O Imparcial, nos bairros que não são interferidos pela mudança, a programação continua inalterada, isto é, os moradores devem continuar depositando os resíduos nos mesmos dias que já o fazem. Em caso de dúvidas, informações podem ser obtidas no Departamento de Limpeza Pública da Prudenco. O telefone é o 3906-3001.

 

Dias iguais


Dos bairros que tiveram alteração no cronograma de recolhimento de lixo e coleta seletiva, 17 coincidem as datas. Às segundas, quartas e sextas-feiras o conflito se dá nos bairros: Parque Imperial, Residencial Maré Mansa, Jardim Sabará, Residencial Servantes II, Jardim Jequitibás I, Jardim Itapura II e Vila Geni. Já às terças e quintas-feiras são: Jardim Ouro Verde, Residencial Servantes I, Residencial Greenville, Residencial Terceiro Milênio, Jardim Leonor, Residencial Primavera, Jardim Cobral, Jardim São Sebastião, Jardim Itapura I e Jardim Everest. Aos sábados não é feita coleta seletiva.

 

Serviço "bagunçado"


Apesar da garantia de readequação, alguns prudentinos estão "confusos com a mudança de cronograma e se sentem incomodados". No Jardim Everest, ambas coletas ocorrem nas terças e quintas-feiras, e os moradores reclamam que "está tudo bagunçado". "Sentimos que isto virou um desserviço", diz o contador Marcos Novais, 44 anos. "Há algum tempo, tanto a coleta seletiva quanto a de lixo orgânico passava no bairro umas três vezes na semana. Agora se passar uma estamos no lucro". A aposentada Edna Henrique dos Reis, 64 anos, comenta que "por conta desta confusão alguns coletores pedem que deixem o lixo reciclável no chão, para que diferenciem do orgânico".

A secretária Delmy Fernandes de Souza, 50 anos, afirma que soube das mudanças no sábado e acredita que a coincidência de dias "causará ainda mais transtornos na coleta". "Sempre deixo separado numa caixa de papelão os materiais recicláveis e o orgânico na lixeira, porém, as garrafas pets, eu deixo num canto separado para um senhor pegar, mas os lixeiros levam", conta a secretária. Também descontente com o serviço, o aposentado Luiz Carlos Valentin Ramos, 64 anos, afirma que "há duas semanas uma caixa de papelão com folhas está na calçada". Além disso, Ramos mantém em seu quintal uma lata separada para os materiais que podem ser reaproveitados. "A gente coloca tudo separado, mas passando no mesmo dia, como eles vão saber qual é qual?", questiona.

A dona de casa e moradora da Vila Geni, Letícia dos Santos Felipe, 21 anos, afirma que foi avisada por meio de folhetos entregues em casa. Quanto à mudança das coletas, ela a considera "positiva". "Antes a coleta de orgânico passava de manhã e às vezes não dava tempo de colocar o lixo na rua", relata. Quanto à seletiva, a dona de casa alega não disponibilizar, pois o avô utiliza os materiais.

No mesmo bairro, a também dona de casa Célia dos Reis Freitas, 54 anos, confirma o recebimento dos folhetos alertando a mudança do itinerário, mas diz que "mesmo assim foi pega de surpresa". "Não tinha visto o papel deixado no portão, então, na terça-feira, quando fui colocar o lixo na rua a vizinha avisou que não passaria. Até acostumar de novo, a gente se perde nos dias", diz.

A professora Luci Mara Colette, 51 anos, garante que não ficou sabendo da alteração. "Nem separei o lixo, pois pensei que passaria só na sexta-feira". Segundo ela, a alteração só foi percebida, pois precisou sair durante a manhã e viu o caminhão passando.

Já a estudante Pabliane Pinheiro, 29 anos, conta que na quarta-feira foi pega de surpresa. "Coloquei as sacolas na calçada e ficou lá, só na quinta-feira de manhã foram recolhidas".

 

Novo itinerário


Sobre o novo itinerário referente à programação das terças, quintas-feiras e sábados foram acrescidos na rota os jardins Ouro Verde, Balneário, Leonor, Cobral, São Sebastião e Itapura I, residenciais Servantes I, Greenville, Florenza, Primavera e Terceiro Milênio, Parque dos Girassóis e bairro São João. Especificamente no Itapura I, os caminhões circulam em toda a extensão do bairro, que vai da Escola Pedro Furquim até a Rua João Martins Filho.

 

Sem mão-de-obra


Conforme noticiado em O Imparcial, a Prudenco afirma que faltam coletores de recicláveis, outro fator que causa transtornos ao serviço. Para reduzir o problema, novas contratações deveriam ser feitas por meio de concurso público. No entanto, a companhia alega que a licitação para a contratação da empresa que ficará responsável pela realização do concurso já foi feita e o edital já está em fase de análise, para posterior publicação. Ainda não há data para a realização do concurso.

 
Meio ambiente

Muitas dúvidas surgem na hora de separar materiais recicláveis em casa e muita coisa acaba indo para o lixo. Quando os materiais são reaproveitados, além de diminuir o acúmulo de resíduos nos aterros e a poluição do meio ambiente, economiza-se energia, água e outros recursos gastos na produção de mais bens. Se as dúvidas surgem na hora de definir o destino dos resíduos que serão descartados é importante saber que ao descartar cada objeto em seu lugar adequado, facilitamos a coleta seletiva feita pelos catadores. Portanto, se você mistura a sobra do almoço com plásticos e papéis, está contaminando os itens que poderiam ter outras utilidades.

A dica é separar apenas os recicláveis dos não recicláveis. Por isso, é mais interessante ter dois recipientes com esta finalidade. Vale ressaltar que guardanapos usados, caixas de pizza ou embalagens muito engorduradas não vão para o recipiente de "recicláveis". Isso porque as suas propriedades já foram muito alteradas. Porém, uma maneira simples de colaborar é lavar potes de iogurte, copos de plásticos, embalagens de leite, entre outras. Assim, eles ficam prontos para entrar no processo da reciclagem. Veja mais detalhes no infográfico.
Publicidade

Veja também