Muito além de roupas usadas

PRUDENTE - OSLAINE SILVA

Data 17/10/2021
Horário 10:15
Foto: Cedida
Brechó disponibiliza grande variedade de produtos
Brechó disponibiliza grande variedade de produtos

Envolvido no ramo de brechó adulto há aproximadamente três anos e meio, quando sua mãe resolveu abrir novamente o seu brechó infantil, Vinícius Oliveira Rodrigues, 32 anos, começou com a intenção de apenas ajudar com marketing e finanças por ser formado em Engenharia de Gestão, mas, aos poucos, foi se envolvendo em todos os aspectos do negócio e hoje é o responsável pela “loja”. “Recentemente reformamos, investimos e mudamos muitas políticas e processos, tudo isso para refletir o profissionalismo que queremos demonstrar aos clientes. A vantagem indiscutível ao consumidor é por conta dos preços muito mais baixos do que as lojas convencionais. Isso, claro, comparando produtos da mesma qualidade. Se juntar com o fato de bebês e crianças menores crescerem rapidamente e já precisarem de novas roupas em pouco tempo, se torna uma excelente opção aos pais”, explica o gerente.
As desvantagens, ele explica que ficam por conta da baixa profissionalização do ramo comparado às lojas de roupas novas, que tem reflexos na estrutura, políticas e padrão de atendimento dos negócios. “Às vezes não por falta de vontade e capacidade, mas porque o setor de produtos usados é um setor que possui desafios que vão muito além dos que tem uma loja tradicional de roupas”, menciona.
Vinícius diz que o ramo de brechós é muito forte em muitos países e parece que a tendência é isso acontecer no Brasil e em Presidente Prudente também. A visão da população tende a mudar conforme muitos negócios altamente profissionalizados surgem no país e forçam o mercado inteiro de brechós a evoluir. “As redes sociais também contribuem para isso, com muitos ‘influencers’ relatando as barganhas e experiências que tiveram. Assim, os principais motivos de aversão da população em geral são dissipados conforme os brechós que oferecem maior valor agregado se destacam”, frisa.

Troca no brechó ou dinheiro na hora

Ele faz trocas por mercadorias da loja e também compra, pagando em dinheiro na hora. Funciona assim: o cliente entra em contato com a loja. Eles enviam um texto com as normas da avaliação onde é bem explicado o tipo de produto que tem interesse e os passos que o cliente precisa seguir para fazerem o negócio. Durante a pandemia estão agendando as avaliações. No horário marcado o cliente leva as peças até uma sala de avaliação do brechó. Após a avaliação são oferecidos dois valores, um para a troca, que é 20% maior, e outro caso o cliente queira levar em dinheiro. Na troca o cliente fica com um valor de crédito no brechó que pode ser utilizado na aquisição de qualquer produto. 
“Quando a avaliação é bem sucedida, o cliente traz as peças dentro das nossas especificações, e normalmente acaba optando pela troca, que é mais vantajosa para ambos os lados”, salienta Vinicius.

Roupas e calçados

Os itens mais buscados são roupas e calçados. A triagem é feita em duas etapas, a primeira é no momento da avaliação, quando a funcionária responsável compara minuciosamente as roupas que os clientes trazem com os critérios que foram enviados anteriormente para o cliente. “Normalmente essa etapa é o suficiente, mas ficamos sempre atentos a possíveis inconformidades que passaram despercebidas durante os demais processos posteriores até a devida exposição do produto”, pontua.

Quem gasta mais?

“Mães de meninas costumam gastar mais [risos]. São muito mais acessórios para as mocinhas, né? A indústria de roupas, calçados e acessórios possuem maior variedade de produtos para meninas, isso incentiva as mães de meninas a gastarem mais. Para meninos não tem vestidos e saias, por exemplo”, afirma. Outra coisa interessante que Vinicius comenta é sobre a faixa etária em que as crianças perdem mais roupas. “A taxa de crescimento maior, varia de recém-nascidos até 1 ano de idade. Para se ter uma ideia, nessa faixa etária até 1 ano, os tamanhos padrão são RN, P, M, G, GG e 1”, lembra ele.

SAIBA MAIS

E para alegria das mamães tem brechó para os pequenos também!

Veja também