Muito mais que vestir uma cor, Outubro Rosa é um mês de alerta e conscientização

EDITORIAL -

Data 08/10/2022
Horário 04:15

Basta outubro chegar e lá vem a cor rosa invadir as ruas do país e do mundo. Além de prédios, fachadas e monumentos ficarem iluminados, muitas pessoas “vestem” literalmente a camisa da campanha. No comércio em geral, empresas privadas e escolas, é comum encontrarmos neste mês diversos funcionários com o laço, que simboliza, mundialmente, a luta contra essa temível doença. Nas redes sociais, o movimento também é grande. A fitinha aparece nos perfis. Frases, mensagens de apoio a quem já venceu ou enfrenta no momento o câncer de mama - o tipo mais comum entre as mulheres - também são compartilhadas.
Enfim, outubro vira símbolo do que deve ser praticado o ano todo: prevenção! Há alguns dias, as ações do Outubro Rosa em Presidente Prudente vêm sendo destaques em O Imparcial, que também embeleza seu cabeçalho, neste mês, com um lacinho no tom. Além das tradicionais programações, que incluem palestras, exposições, plantões de saúde com exames preventivos, orientações às mulheres e até uma caminhada programada para este domingo, uma ação diferenciada foi realizada recentemente na sede do grupo de apoio Amigas do Peito e merece ser enaltecida. 
Intitulada “Sua beleza vai além”, a atividade extensiva, promovida por alunos dos cursos Design de Moda e Estética da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), reuniu mulheres - que já tiveram o diagnóstico da doença, estão atualmente em tratamento, e por consequência do procedimento quimioterápico acabaram perdendo os cabelos - para participar de um ensaio fotográfico.
Na ação, os alunos do curso de Design de Moda produziram cada participante com roupas adequadas ao seu biotipo. Os conceitos de colorimetria e tendências de moda também foram levados em consideração. As modelos foram maquiadas e receberam cuidados estéticos do curso de Estética e Cosmética. Depois que todas estavam produzidas, elas foram fotografadas. As fotos vão compor um editorial de moda mostrando que a beleza dessas mulheres vai além dos seus cabelos e de suas cicatrizes advindas da descoberta da doença.
Como forma de homenageá-las, a partir desta segunda-feira, o material começa a ser divulgado gradativamente no Instagram @designdemodaunoeste.
Além de focar na prevenção, orientando as mulheres a se cuidarem, conhecerem o próprio corpo fazendo o autoexame das mamas e possibilitar um tratamento precoce, ações como esta ajudam quem já enfrentam o problema, elevando sua autoestima, melhorando sua qualidade de vida e mostrando que a beleza dessas guerreiras vai muito além dos seus cabelos e das cicatrizes que carregam. Durante as sessões, elas tiveram a oportunidade de ver, o quanto são bonitas, queridas e, principalmente, que a vida continua!

Publicidade

Veja também