Mulheres falam de desafios e satisfação em profissões antes ocupadas apenas por homens

Bruna Ferreira, sindica à frente de três condomínios; Rute Almeida, prefeita; e Letícia Macoratti, chefe de cartório: histórias de profissionalismo e sucesso

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 08/03/2023
Horário 04:02
Foto: Freepik
Mulheres conquistam cada vez mais espaço em cargos de liderança
Mulheres conquistam cada vez mais espaço em cargos de liderança

Hoje é o Dia Internacional da Mulher, data que visa conscientizar sobre a importância do protagonismo feminino nos mais diferentes espaços da sociedade. E ainda que, muitas vezes, questionadas pelo simples fato de serem mulheres, elas se destacam em todo o país, na cidade de Presidente Prudente e na região nas mais diferentes profissões, atuam em ambientes novos, até pouco tempo voltados aos homens, e com sucesso. O Imparcial homenageia todas as mulheres, por meio de três grandes profissionais que as representam nesta edição.
“Ser mulher num meio no qual antigamente não se era comum ter mulheres liderando é desafiador. Mas, dia a dia, com ética, paciência e muita responsabilidade estou conquistando meu lugar”, expõe a santista de nascimento Bruna Reis Ferreira Tacaci, 35 anos, síndica profissional que preside três condomínios em Prudente, onde mora há 6 anos. 
“Como prefeita assumi o município com intuito de fazer o melhor, pois sei das necessidades que nossa população enfrenta. Por isso procuro zelar e expandir o desenvolvimento da nossa cidade, buscando recursos para isso. E como secretária da Unipontal [União dos Municípios do Pontal do Paranapanema], trabalhar e zelar, igualmente, pela região, e juntamente com o presidente ir em busca de melhorias”, diz a prefeita de Caiuá, Rute Almeida (sem partido).
“As chefias e lideranças ainda possuem, em sua maioria, homens. Então, colocar interesses em pauta é um desafio, muito embora já tenha mudado e melhorado muito desde 2014. Também devo destacar que muitos homens ainda enxergam vulnerabilidades em chefias femininas, devido a obrigações com o lar e com os filhos, quando, na verdade todos, homens e mulheres, temos deveres fora do trabalho. Mas com organização, tais obrigações não são uma barreira para o pleno exercício da profissão e de uma liderança”, enfatiza Letícia Macoratti de Castilho, 44 anos, chefe da 402ª ZE (Zona Eleitoral) de Presidente Prudente e coordenadora da Pascom do Paróquia Nossa Senhora do Carmo, da Vila Maristela, onde atua junto com o esposo Gustavo André e os filhos Alice e Theo, formando uma família de fotógrafos.

Como tudo começou

Com sua mudança para Prudente, Bruna diz que viu a necessidade de mostrar aos moradores do condomínio em que morava o que era viver em condomínio. “E assim, me tornei síndica moradora e logo na sequência já estava estudando, me profissionalizando e sendo indicada para outros condomínios”, menciona a mãe de Bernardo e esposa de Marcelo, que, segundo ela, são seus maiores incentivadores.
Formada em Enfermagem pela Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Rute, que está à frente do Executivo de Caiuá desde 1º de janeiro de 2017, diz que nunca imaginou ser prefeita do município. “Na época meu nome foi proposto para concorrer às eleições e fui muito bem aceita pela população”, lembra.
Letícia tomou posse no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) em 2007, mas está na chefia do cartório desde 2014. Ela chefia um cartório eleitoral com nada mais, nada menos, que cerca de 95 mil eleitores, então, segundo ela, existe uma intensa demanda do público externo por serviços, além da gestão do público interno. “E, em anos de eleição, organizar todo o cronograma para que todo eleitor tenha seu direito ao voto, ou de ser votado, garantido. Mas devo ressaltar que tenho uma equipe fantástica, que atua com muito zelo e eficiência”, coloca a chefe de cartório, que é formada em Direito pela Toledo Prudente Centro Universitário.

Empatia

De acordo com Bruna, lidar com condomínios é lidar com pessoas. Não pode ser somente um ótimo gestor, cuidar somente de manutenção e estrutura predial se o que torna o ambiente num condomínio são, justamente, as pessoas que habitam nele. “Precisamos ter, além de conhecimento técnico na área, empatia e um equilíbrio emocional fora da curva, porque os conflitos e problemas do dia a dia são muitos, desde canos que estouram na madrugada, como divergências entre vizinhos. Situações e problemas que só quem vive em condomínio sabe”, frisa a síndica. 
Hoje, Bruna ressalta que pode dizer que tem um ótimo relacionamento nos três condomínios em que atua, trabalhando de forma sempre tentando ser pacificadora e levar além de qualidade de vida aos moradores, a valorização do patrimônio deles. “Algumas vezes minha capacidade é questionada simplesmente por ser mulher. E hoje eu sei que meu diferencial está justamente nisso. Eu tenho garra, vontade de vencer, sou detalhista e perfeccionista. Costumo dizer que trabalho para que todos não tenham trabalho ao chegar em suas casas”, destaca Bruna. 

Desafios e satisfação

Os principais desafios enfrentados no exercício do trabalho para a prefeita Rute foi sanar as dívidas atrasadas tais como: salários, Instituto de Previdência, cestas básicas, precatórios, restaurar a frota e ainda conquistar a credibilidade dos fornecedores.
“E o que mais me satisfaz é pagar salários em dia, o tíquete dos funcionários, e hoje ter uma frota em ótimas condições para atender a educação, saúde, serviços sociais e as demais necessidades. O primordial também foi conseguir o recapeamento da estrada Aymoré, que liga Presidente Venceslau, e Caiuá até Presidente Epitácio”, pontua a prefeita.

Democracia: somos uma sociedade

Ver as pessoas saindo de casa e podendo exercer a democracia é o que mais deixa Letícia feliz em seu ofício diário. As pessoas poderem, com respeito, manifestar opiniões e escolher o candidato que mais condiz com seus interesses. “Defender normas eleitorais, defender um país democrático. Independentemente de partidos, somos uma sociedade e a organização de eleições democráticas é essencial. Ademais, entregar o título de eleitor ao cidadão, garantindo a prática de direitos civis, é muito satisfatório”, acentua Letícia.

SAIBA MAIS
Para homenagear as servidoras municipais de Presidente Prudente, a Seduc (Secretaria Municipal de Educação) realizará na manhã desta quarta-feira, às 8h, um café da manhã em homenagem às mulheres, no qual estará presente a secretária de Educação, professora Sirlei Aparecida Gomes dos Santos Oliveira, que prestará homenagem nos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do Alexandrina, Nochete, Cambuci, e na Praça CEU (Centro Educacional Unificado), no Parque Alvorada. Outras ações semelhantes serão realizadas no dia 9 de março, nos Cras Sudoeste, Morada do Sol e no Augusto de Paula, que ainda contará com uma palestra para as mulheres.

Fotos: Cedidas

Sindica profissional, Bruna está à frente de três condomínios em Prudente

Bruna com o filho Bernardo e o esposo Marcelo, seus maiores incentivadores

Na foto, Letícia ao centro é ladeada pelas profissionais do cartório: Sarita, Graziela, Silvia, Fernanda, Rosemeire, Douglas, Rosangela, Fernanda e Ana Paula

Letícia, o esposo Gustavo André e os filhos Alice e Theo, uma família de fotógrafos

Letícia Macoratti chefia a 402ª ZE desde 2014

Prefeita Rute está no Poder Executivo de Caiuá desde 1º de janeiro de 2017

Os filhos Caio Felipe e Lana Paola envolvem a mãe e prefeita Rute com todo amor
 

Publicidade

Veja também