Mulheres se inscrevam em projeto para publicação de uma fanzine

Movida pelo desejo de evidenciar o que outras escrevem, Talita Galindo concebeu o “Zine Mulher do Padre”, para que elas exponham seus textos e/ou ilustrações

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 22/12/2021
Horário 07:09
Foto: Rafaela Toma / Divulgação
Talita Galindo publicou neste ano o livro de poemas “Bicho mãe”, pela editora 3 Serpentes
Talita Galindo publicou neste ano o livro de poemas “Bicho mãe”, pela editora 3 Serpentes

A literatura e o mercado editorial foram espaços que, por muito tempo, estiveram majoritariamente ocupados por homens. Mesmo nos dias de hoje, e embora as mulheres estejam conquistando expressividade e espaço com seus trabalhos, elas ainda são menos publicadas, e, por isso, menos lidas. Pensando nesse contexto, e movida pelo desejo de conhecer a escrita e o trabalho de outras mulheres, é que Talita Galindo, 33 anos, concebeu o projeto “Zine Mulher do Padre”, que consiste no chamamento de mulheres de Presidente Prudente e região para a publicação de poemas, textos poéticos e/ou ilustrações em formato fanzine. 
“A expectativa é chamar a atenção de mulheres que escrevem e que ilustram, mas que não têm muita perspectiva de mostrar seus trabalhos seja pela inibição ou pela falta de espaço. As inscrições estão sendo feitas pelo Instagram e se encerram neste domingo. Estou aguardando vocês mulheres”, convida a produtora cultural.
Segundo a proponente do projeto, a temática é livre e os trabalhos selecionados farão parte de uma única publicação. “A fanzine, diferente de um livro impresso numa gráfica, é um tipo de publicação mais artesanal, às vezes com menor tiragem, confeccionado sem essa produção grande, editorial dos livros”, explica a produtora.
O projeto, que conta com financiamento do Edital Arte e Cultura por Toda a Parte, da Secult (Secretaria Municipal de Cultura), tem previsão de ficar pronto entre o final de janeiro e começo de fevereiro. “As mulheres que terão os seus trabalhos publicados terão seus nomes divulgados no perfil do Instagram. Ali também estarão outros conteúdos relacionados ao projeto, que a galera pode acompanhar”, expõe.

Trajetória de Talita Galindo

Natural de Caiabu, Talita Galindo fez de Prudente seu canto há 15 anos, é produtora cultural e autora do livro de poemas “Bicho mãe”, publicado em 2021 pela editora 3 Serpentes, através de incentivo da Lei Aldir Blanc. Ela é formada em Arquitetura e Urbanismo, pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) campus de Presidente Prudente, mas sua atuação é na área cultural e, mais recentemente, como educadora social.

SERVIÇO
Interessadas, para inscrever-se é só acessar @zinemulherdopadre, no Instagram, e abrir o link do regulamento que está na bio.



 

Publicidade

Veja também