Município VerdeAzul: 10 cidades da região recebem certificação

Dentre 10 diretrizes, programa avalia temas como Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental e Biodiversidade

REGIÃO - THIAGO MORELLO

Data 17/12/2020
Horário 18:28
Foto: Cedida
Ações ambientais com a população foram destacadas pela Prefeitura de Sagres
Ações ambientais com a população foram destacadas pela Prefeitura de Sagres

Lançado em 2007 pelo governo do Estado de São Paulo, o PMVA (Programa Município VerdeAzul) tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão sustentável com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. Pensando nisso, hoje, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente divulgou a lista das 100 cidades que foram certificadas na edição de 2020, na qual inclui 10 municípios da região, inclusive Presidente Prudente.
Representando a região, o município que teve mais destaque foi Sagres, que ficou na 29ª posição, com 89,56 pontos. O prefeito Ricardo Rived Garcia (PSDB), antes de tudo, fez questão de destacar que, desde 2016, quando o PMVA colocou a cidade em 445º, “foi assumido o compromisso de mudar a situação”. E, desde então, pelo menos de 2017 para cá, o município tem ficado entre os 50 primeiros, sempre com uma pontuação maior que o ano anterior.
A engenheira ambiental e interlocutora do programa em Sagres, Camila Iembo Sampaio de Souza, destaca projetos realizados, que podem ter contribuído para a evolução. Como, por exemplo: o aterro sanitário que foi regularizado, a parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) para monitorar o tratamento de água e esgoto, a parte de educação ambiental com estudantes e a população em geral e falar sobre a biodiversidade, que vem com ação de conscientização na vicinal da cidade, visando coibir o atropelamento de animais. “Existe uma bula com diretrizes, que a gente segue e não deixa de seguir nunca”, completa.
Outro exemplo é a cidade de Adamantina, que foi da 63ª posição do ranking para a 32ª, entre os anos de 2019 e 2020. A Prefeitura destaca que, em ano de pandemia, as ações presenciais ficaram bastante comprometidas, mas, ainda assim, a equipe VerdeAzul municipal, comandada pelo secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Emerson Baptiston, se manteve atenta às diretrizes do programa. “Mais uma vez, parabéns à equipe do Município VerdeAzul que tem feito um belo trabalho, cujo resultado está confirmado em mais uma certificação”, comemora o prefeito Márcio Cardim (DEM).
A capital do oeste paulista também não ficou de fora do ranking, como a própria administração municipal adiantou na edição de ontem. Neste ano, Prudente ficou com a 46ª colocação, com 87,58 pontos. E na quarta posição entre os certificados da região. Para o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PSDB), “o fato de figurar entre as 100 cidades mais bem classificadas no ranking representa que as ações e os projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Prudente na área ambiental têm surtido efeito”.

Práticas ambientais

Em todos os casos, destacou-se a importância de estar no ranking, principalmente pelo fato do programa significar a obtenção de recursos e também de enaltecer as práticas ambientais. “Os municípios certificados ganham o direito de utilizar a logomarca da certificação e assim agregar valor às transações comerciais de seus produtos. Com a qualificação, os interlocutores municipais podem ter acesso ao sistema por meio de senha e login para conferir as notas e avaliações das suas cidades”, pontua a Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
O selo avalia 10 diretivas norteadoras da agenda ambiental local, que abrangem os seguintes temas: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Municípios da região que foram certificados:
29º - Sagres: 89,56
31º - Monte Castelo: 89,43
32º - Adamantina: 89,42
46º - Presidente Prudente: 87,58
56º - Tupi Paulista: 86,52
62 º - Junqueirópolis: 85,50
76º - Pracinha: 83,29
77º - Inúbia Paulista: 83,26
88º - Nova Guataporanga: 81,74
91º - Santa Mercedes: 81,30
Fonte: Secretaria de Estado do Meio Ambiente

SAIBA MAIS

Prudente será certificada no Município VerdeAzul, adianta Prefeitura

Publicidade

Veja também