Municípios da região programam decoração natalina em espaços públicos

Seja por meio de licitação ou do próprio efetivo, prefeituras expõem planos a O Imparcial para não deixar data passar em branco

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 13/11/2022
Horário 04:00
Foto: Arquivo/Prefeitura de Pirapozinho
Em Pirapozinho, além da decoração natalina, haverá programação cultural
Em Pirapozinho, além da decoração natalina, haverá programação cultural

Faltando menos de dois meses para o Natal, cidades da região de Presidente Prudente se preparam para iluminar seus espaços para a data. As prefeituras que conversaram com O Imparcial afirmam que pretendem ornamentar os principais espaços públicos. Para isso, algumas planejam ou já abrem licitações para a contratação de empresas, enquanto outras se valerão dos próprios servidores ou parceiros. Para economizar e promover a sustentabilidade, há também aquelas que aproveitarão materiais recicláveis para a montagem dos enfeites.

Álvares Machado

Em Álvares Machado, a Prefeitura confirmou que investirá na decoração natalina, mas que ainda iniciará o processo licitatório para a contratação da empresa que cuidará da instalação.

Narandiba

Em Narandiba, o município adianta que comprará as mangueiras luminosas, que serão colocadas pelos próprios servidores municipais.

Pirapozinho

A Prefeitura de Pirapozinho apostará no “Natal Luz”. A previsão é que o início da montagem ocorra em 15 de novembro, com perspectiva de inauguração logo na primeira semana de dezembro com a chegada do Papai Noel e programação cultural, a qual se estenderá até as datas comemorativas.
Os locais contemplados serão Praça Manoel Marques Silva; Avenida Bertasso; portal de entrada localizado no Trevo Sul; prolongamento da Rua Tiradentes; Praça Elza Husek Lonchiatti; portal de entrada localizado no Trevo Norte; e Centro Comunitário do distrito de Itororó do Paranapanema.
A administração acrescenta que ainda não é possível precisar o valor que será investido, pois a comissão organizadora realiza estudos de custos e o processo de licitação. Além da decoração, haverá programação cultural que está sendo conciliada com agendas e parcerias de órgãos privados como ACE (Associação Comercial e Empresarial) e Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo).

Rancharia

Em Rancharia, a decoração está confirmada e também será executada por meio de empresa terceirizada. A previsão é que a instalação seja concluída até 10 de dezembro e contemple os principais pontos do município.

Regente Feijó

A Prefeitura de Regente Feijó também manterá a tradição, que conta com ação sustentável. Isso porque a maioria dos enfeites são fabricados a partir de materiais recicláveis, como garrafas pet, as quais são fornecidas pelos alunos das escolas municipais durante a campanha “Pet Luz”.
A municipalidade informa que serão decoradas as principais avenidas da cidade, o centro comercial, as praças públicas e alguns prédios públicos, como o Paço Municipal e a Câmara Municipal. O ligamento dos enfeites está agendado para amanhã, às 18h, quando também haverá a passagem da carreta da Coca-Cola pelas ruas da cidade.

Sandovalina

Em Sandovalina, a licitação para a contratação da empresa que cuidará da decoração já foi aberta. A Prefeitura aponta que os investimentos serão na ordem de R$ 250 mil.

Santo Anastácio

Em Santo Anastácio, alguns pontos da cidade, especialmente os prédios públicos, serão ornamentados com luzes de LED e com a reutilização dos materiais empregados no ano passado.
Na praça central, será montado um presépio contendo 12 peças de um metro de altura cada. Também está garantida uma árvore de Natal composta de garrafas pet de mais de cinco metros de altura. A montagem será em parceria com a Acasa (Associação de Coletores de Resíduos Sólidos e Materiais Recicláveis de Santo Anastácio).
A ideia da administração, no entanto, é investir o mínimo possível para contenção de gastos.

Teodoro Sampaio

Em Teodoro Sampaio, por fim, a decoração natalina também está confirmada. Inclusive, já está em andamento a produção dos enfeites, que serão, em sua maioria, fabricados a partir de garrafas pet doadas pela população. Os locais contemplados serão Praça dos Pioneiros, Avenida Cuiabá e a Praça do distrito do Planalto do Sul.
A reportagem também consultou as prefeituras de Anhumas, Emilianópolis, Estrela do Norte, Martinópolis, Mirante do Paranapanema, Nantes, Piquerobi, Pracinha, Presidente Bernardes, Presidente Prudente, Ribeirão dos Índios, Rosana, Santo Expedito e Taciba (que são cidades onde o jornal impresso circula), contudo, não recebeu resposta. Caso se manifestem após a publicação desta matéria, as informações serão contempladas posteriormente.

Arquivo/Prefeitura de Sandovalina


Em Sandovalina, investimentos serão na ordem de R$ 250 mil

Foto: Arquivo

Em Regente, maioria dos enfeites são fabricados a partir de materiais recicláveis

Enfeites serão ligados nesta segunda, em Regente Feijó

Arquivo/Prefeitura de Pirapozinho


Prefeitura de Pirapozinho prevê iniciar montagem em 15 de novembro

CONFIRA TAMBÉM:

Luzes da decoração de Natal de Regente serão ligadas nesta segunda

Publicidade

Veja também