Músicos prudentinos são semifinalistas em festival

Dez bandas se apresentam no Teatro Paulo Roberto Lisboa, hoje, às 17h; Abbade e Beatriz Virgínia são representantes da cidade

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 21/06/2015
Horário 10:26
 

A quarta semifinal do festival de música internacional Imagine Brazil ocorre neste domingo, às 17h, em Presidente Prudente, no Teatro Paulo Roberto Lisboa do Centro Cultural Matarazzo. Dez bandas se apresentam, e entre elas, dois participantes da cidade: Gabriel Abbade, 18, que assina sua participação apenas como Abbade e a solista de música clássica Beatriz Virgínia, 17.

Ambos estão ansiosos para o grande dia, desejando mostrar ao vivo o que lhes rendeu a seleção. De acordo com Beatriz Virgínia, este é o primeiro festival em que participa e apesar da ansiedade, por ter certeza de que ser uma concertista é o que realmente deseja para sua vida, se sente segura.

Jornal O Imparcial Solista de música clássica, Beatriz Virgínia executará "Fim de tarde" e "Bachianinha"

Ela conta que segundo o regulamento, tem dez minutos para se apresentar e preparou duas músicas para tocar: "Fim de tarde" (Ulisses Rocha) e "Bachianinha" (Paulinho Nogueira).

"As inscrições foram feitas pela internet em fevereiro e em abril soube que havia sido selecionada. Confesso que mal pude acreditar e fiquei muito feliz. Essa fase é bem difícil, mas na medida do possível tenho ensaiado como posso, pois meu tempo é bem restrito . O pessoal que estará aqui é de um nível muito alto. Isso é bom", ressalta a jovem concertista, que iniciou seus estudos no Projeto Guri em 2009.

Beatriz conta que há dois anos ganhou uma bolsa de estudos no conservatório municipal da cidade, onde a princípio não havia um motivo em especial para ter escolhido o violão, até porque na verdade a escolha foi de seu pai. "Mas passei a gostar demais desse instrumento e olha só, estarei com ele num festival!", exclama a garota.

 

Música na veia

Abbade diz que a música é algo assim que corre nas veias. Ele começou a tocar violão e guitarra aos 10 anos de idade, aos 13 começou a cantar, aos 15 compor, e aos 17 a se apresentar profissionalmente em eventos culturais, casas de shows, entre outros lugares.

Ele diz que o que realmente deseja no festival é mostrar suas músicas e caso aconteça, o prêmio será consequência de seu trabalho. "Apresentarei ao lado do meu companheiro Robson Soares minhas próprias canções ‘O Motivo’, ‘Versos Tortos’ e ‘De Tanto Amor’ . Tenho certeza que será um grande evento", destaca o artista.

Abbade adianta que está trabalhando no projeto de seu primeiro CD, com as oito composições autorais que possui, dando sequência ao trabalho que vem desenvolvendo com o contrabaixista e o baterista, Leonardo Theodoro.

 

Imagine Brazil

Voltado para o público jovem, de 13 a 21 anos, o Imagine Brazil é realizado pela Organização Social de Cultura Amigos do Guri - gestora do Projeto Guri no interior e litoral do Estado que terá ao longo do festival, gêneros como o rock, pop, hip hop, sertanejo, rap, MPB, música erudita, jazz, gospel e reggae.

Cinquenta semifinalistas foram escolhidos através de seus vídeos ou áudios para se apresentarem em teatros do interior paulista em maio e junho, quando cinco profissionais da música (brasileiros), e um membro da JMI (Jeunesses Musicales International) – maior ONG (organização não-governamental) de música para jovens do mundo e idealizadora do festival escolherão dez participantes para a grande final no Centro de Cultura Judaica em São Paulo, no dia 4 de julho.

Os quesitos avaliados são: qualidade musical e interpretação, comunicação e carisma, originalidade e repertório e preparação. A primeira semifinal foi no dia 17 de maio, em Ribeirão Preto, depois em Ourinhos (24/05) e Piracicaba (14/06). São José dos Campos sediará a última, no dia 28 deste mês.

O vencedor (a) do Imagine Brazil 2015 ganhará um instrumento da marca Yamaha, 12 horas gratuitas em um estúdio para a gravação de um EP (extended play), além de participar da Final Internacional do Imagine – com todas as despesas pagas pelo concurso –, em 2016, na Croácia, concorrendo com vencedores de outros países a uma turnê pelas demais edições do festival na Europa e a um plano de negócios.

 

LISTA DE SELECIONADOS PARA A SEMIFINAL EM PRUDENTE

Grupo / Solista   Gênero  Cidade de Origem

Abbade Pop         Presidente Prudente

Banda Tribute     Rock-Harcore      Araçatuba

Beatriz dos Santos             Clássico Birigui

Beatriz Virgínia   Clássico Presidente Prudente

Both of Us            Pop         Araçatuba

Da Capo Acoustic Guitar  Clássico Birigui

Ingrid Rocha        Rock      Irapuru

Nando Vinicius    Sertanejo              Araçatuba

Sabrina Fani        MPB      Birigui

Samuel Ramos    Sertanejo              Maracaí

 

serviço

SEMIFINAL IMAGINE BRAZIL

Data: 21 de junho

Horário: 17h

Local: Teatro Paulo Roberto Lisboa – Centro Cultural Matarazzo

Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, 749 – Vila Marcondes

Entrada gratuita: retirada de ingressos com 1 hora de antecedência, no local do evento.

 
Publicidade

Veja também