Mutirão conscientiza para prevenção do câncer de pele em PP

Atividade foi realizada durante o dia de ontem no Hospital Regional, que aguardava mais de 500 pessoas em consultas dermatológicas

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 03/12/2017
Horário 12:44
Marcio Oliveira , Hospital Regional aguardava a realização de mais de 500 consultas dermatológicas
Marcio Oliveira , Hospital Regional aguardava a realização de mais de 500 consultas dermatológicas

O HR (Hospital Regional) de Presidente Prudente “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo” realizou na manhã de ontem um mutirão gratuito de prevenção ao câncer de pele. De acordo com informações da unidade de saúde, o objetivo da ação foi o de diagnosticar os casos da doença e falar da importância do tratamento precoce. A ação é alusiva à campanha Dezembro Laranja, mês de prevenção e conscientização do câncer de pele, uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Os atendimentos, que tiveram início às 9h e seguiram até por volta das 15h, eram gratuitos, realizados no ambulatório do hospital e tinham como intenção verificar as manchas de pele por meio de exames clínicos. A ação foi aberta ao público para todas as faixas etárias e sem a necessidade de encaminhamento médico. O tema da campanha neste ano é: “Se exponha, mas não se queime”.

A expectativa da unidade de saúde era a de superar os números do ano passado, que somaram mais de 500 consultas, e os atendimentos foram feitos em ordem de chegada, mediante senha. De acordo com o dermatologista do HR, Murilo Carapeba, a intenção maior é a de fazer com que a população entenda a importância do uso do protetor solar. “É preciso evitar a exposição crônica ao sol, que pode trazer problemas maiores. O uso do filtro solar é indispensável.”, salienta.

Ainda conforme Murilo, o atendimento foi iniciado por uma triagem com exame clínico, quando os profissionais buscam por lesões na pele, e em casos de suspeita dos cânceres de pele, com o apoio de um aparelho de dermatoscopia, o diagnóstico foi prescrito. “Em alguns casos conseguimos realizar hoje [ontem] mesmo a cirurgia para a doença. Caso contrário, o paciente será encaminhado para um acompanhamento no ambulatório do hospital”.

Conforme o HR, em casos de diagnóstico positivo, as pessoas serão encaminhadas para acompanhamento e tratamento. Um levantamento realizado pelo hospital mostra que em 2016 foram diagnosticados 537 casos de câncer de pele na unidade. Por sua vez, 2017 já registou 1.134 casos da doença até o mês de outubro, aumento de 97% em relação ao ano anterior. O Inca (Instituto Nacional de Câncer) aponta que todos os anos surgem mais de 176 mil casos de câncer de pele no país.

 

Consultas

Desde as 7h10 da manhã em frente ao ambulatório, para participar das atividades que teriam início às 9h, o auxiliar de indústria, Maurício Andrade, 45 anos, foi um dos primeiros pacientes a passar pela consulta, que para ele, deveria ser motivo de preocupação geral. “É a segunda vez que participo da campanha Dezembro Laranja. Hoje os médicos detectaram algumas manchas, apenas uma com a suspeita da doença, e no mesmo momento ele realizaram a pequena cirurgia. É importante participar e se conscientizar”, afirma.

Já o motorista Nader Renato Pereira da Silva, 45 anos, participou pela primeira vez de uma campanha de prevenção ao câncer de pele foi sinônimo de cuidados com a saúde, ainda mais para ele que acompanha uma mancha suspeita na orelha. “Uso o protetor solar todos os dias, pois há dois anos descobri uma mancha na orelha, que acompanho junto com um dermatologista. O meu trabalho promove a exposição ao sol, então quero sempre me prevenir”.

Já a dona de casa, Maria de Lourdes Lourençoni, 53 anos, que participa pela primeira vez de uma ação de prevenção ao câncer de pele, a checagem é importante para manter a saúde em dia. “Cheguei por volta das 8h30, pois quero ver se está tudo certo com a minha pele. Nunca deixo de passar o protetor solar, pois sei da importância que ele tem. Espero sair daqui com uma boa notícia”, acrescenta.

Publicidade

Veja também