Mutirão online de renegociação de dívidas segue até 30 de maio

PRUDENTE - Bruno Saia

Data 21/05/2016
Horário 10:23
O Procon de Presidente Prudente está participando do Mutirão Online de Renegociação de Dívidas, que começou a ser realizado no dia 16 de maio e será concluído até o dia 30 deste mês. "A ideia é disponibilizar para o consumidor endividado com uma instituição financeira, uma oportunidade mais fácil e acessível para solucionar suas pendências", explica o assessor de coordenação do Procon Prudente, Francisco Fernandes.

Jornal O Imparcial Em junho, Procon de PP realizará mutirão para renegociar dívidas com Sabesp e Energisa

Segundo ele, ao todo, 59 instituições bancárias estão cadastradas e dispostas a fazer uma proposta mais atraente para solucionar as pendências de seus clientes. Consumidores ou MEIs (microempresários individuais) podem participar, acessando a plataforma www.consumidor.gov.br, disponível no endereço eletrônico do Procon Prudente (www.proconpp.sp.gov.br). Basta fazer o registro para receber um login e a senha. Na sequência, é só selecionar uma instituição financeira cadastrada e formalizar a solicitação de renegociação de débitos.

Será preciso preencher um questionário com os dados pessoais do consumidor ou MEI, descrever a situação da dívida (valor total do empréstimo e qual o valor que ele pode pagar mensalmente ao credor), apresentar a renda mensal bruta e líquida e informar se o endividado está inscrito em algum órgão de proteção ao crédito. Após finalizar o registro, o fornecedor tem até 10 dias para apresentar uma resposta.

Micro e pequenos empresários também têm um serviço de renegociação de dívidas disponibilizado pela internet, no qual é preciso acessar o link Limpa Nome Online Empresas (www.limpanomeempresas.com.br) e efetuar o cadastro.

 

Educação financeira


"Além de representar um esforço conjunto dos setores público e privado para oferecer melhores oportunidades de renegociação, a iniciativa tem como um dos seus principais objetivos sensibilizar os consumidores e fornecedores sobre a importância da educação financeira na prevenção do superendividamento e na estruturação de uma vida financeira saudável", informa texto sobre a ação no site do Procon Prudente. O endereço também disponibiliza o link para um curso sobre educação financeira.

O mutirão faz parte da 3ª Semana Nacional de Educação Financeira e é realizada em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas), a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), a Serasa e o Ministério da Justiça.

 

Água e eletricidade


Outro mutirão está previsto para ser realizado a partir do dia 6 de junho no Procon Prudente, voltado para os consumidores que pretendem negociar dívidas com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e a Energisa. "Não imaginava que fosse um número tão grande de inadimplentes neste setor", comenta Francisco. Segundo ele, uma sala será disponibilizada no Procon Prudente para atender até 3 mil clientes com dívidas com as empresas fornecedoras de água e energia na cidade. "Serão oferecidos descontos de acordo com o tamanho da dívida do consumidor", completa.
Publicidade

Veja também