Na capital amazonense, Diego Rocha conquista bronze no Brasileiro Sênior

No ano passado, Diego Rocha, que é formado na Associação Nelson Morimoto, também terminou na terceira colocação.

Esportes - Jean Ramalho

Data 08/10/2013
Horário 08:40
 

Com três vitórias e uma derrota em quatro lutas, o judoca prudentino Diego Alexandre Batista Rocha, de 18 anos, que compete pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), de Cubatão, conquistou a medalha de bronze pela categoria superligeiro no Campeonato Brasileiro Sênior de Judô, disputado no fim de semana, em Manaus, capital do Amazonas. Organizada pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), a competição reuniu 208 competidores, sendo 129 no masculino e 79 no feminino, de 26 Estados do País, além do Distrito Federal. Essa foi a segunda participação consecutiva do atleta no nacional. No ano passado, Diego Rocha, que é formado na Associação Nelson Morimoto, também terminou na terceira colocação.

Classificado durante o Paulista Sênior da Divisão Especial, disputado em 7 de setembro, em São Paulo, Diego Rocha estreou com êxito nos tatames amazonenses montados na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira. A luta contra um judoca do Estado de Santa Catarina terminou com vitória por ippon (golpe perfeito) do prudentino. No segundo compromisso, o atleta do Sesi/Cubatão superou o rival do Rio Grande do Norte com outro ippon.

Os resultados favoráveis garantiram Diego Rocha na fase semifinal. Lutando contra o judoca Victor Kaminari, do Paraná, o prudentino saiu derrotado por uma penalidade. Sem chances de conquistar a medalha de ouro, o judoca encarou a disputa pelo bronze contra um lutador do Amapá.

No confronto decisivo, aplicou um yuko (um terço de um ponto) seguido de um wazari (meio ponto) e garantiu seu nome entre os três melhores atletas do País na categoria superligeiro. O primeiro lugar ficou com Victor Kaminari. José Neto, de Goiás, ficou com a prata, e Rafael Lima, da Paraíba, assegurou o segundo bronze.

Diego Rocha se disse satisfeito com o resultado uma vez que ainda compete pela faixa júnior e já traz em seu currículo duas medalhas de bronze da sênior. "Ótimo resultado, pois ainda estou no meu primeiro ano na categoria júnior e já figuro entre os três melhores atletas do País na sênior, que é uma categoria acima. Então, isso mostra que estou no caminho certo", afirma o prudentino.

 

Seletiva nacional

Sob o comando do professor Paulo Duarte, do Sesi/Cubatão, Diego Rocha inicia nesta semana uma nova fase em seu treinamento. A partir de hoje, ele irá intensificar o ritmo do treino, com o objetivo de disputar a seletiva nacional sub-18 e sub-21, que ocorre entre 27 de novembro e 1º de dezembro, em Vitória, no Espírito Santo. A etapa irá definir a seleção brasileira que disputará o circuito internacional da modalidade, na próxima temporada.

 
Publicidade

Veja também