Na China, seleção termina em 8º

Esportes - Jean Ramalho

Data 31/07/2013
Horário 09:58
 

Comandada pelo técnico Paulo Nakashima, que mora em Presidente Prudente, a seleção brasileira infantil de beisebol fechou sua participação no 2º Campeonato Mundial Sub-12, realizado entre 18 e 28 deste mês, em Taiwan, na China, com a oitava colocação, dentre as 14 equipes envolvidas. A competição, que contou com a organização da Federação Internacional da modalidade (Ibaf, na sigla em inglês), terminou com o título dos Estados Unidos. China e Japão ficaram na segunda e terceira colocação, respectivamente.

Jornal O Imparcial Brasil alcançou 4 vitórias e 5 derrotas; Nakashima (centro e encostado na grade) comandou seleção

Integrante do grupo A ao lado de México, Itália, República Checa, Filipinas, China e Japão, o Brasil fez sua estreia no dia 18, contra os donos da casa. Na ocasião, a seleção chinesa derrotou os brasileiros por 10 a 0. Se no primeiro compromisso o resultado foi abaixo do esperado, na segunda rodada a equipe do técnico Paulo Nakashima arrancou a primeira vitória do campeonato ante o México, no dia 19, pelo placar de 10 a 7.

No sábado (dia 20), o Brasil voltou a campo para enfrentar a seleção da República Checa. O duelo terminou em 3 a 0 para os brasileiros e marcou a segunda vitória da equipe na competição. De folga no domingo (dia 21), a seleção teve seu quarto compromisso na segunda-feira (dia 22). Desafiando a forte equipe japonesa, os comandados de Nakashima foram derrotados por 10 a 6.

Com duas vitórias e duas derrotas, o Brasil chegou para a quinta rodada no terceiro lugar da chave, juntamente com Itália e México. O duelo da jornada foi justamente ante os italianos e terminou em 5 a 2 para o time verde-amarelo. No último compromisso da primeira fase da competição, disputado na quinta-feira (dia 25), os brasileiros venceram a seleção filipina por 6 a 5 e fecharam a etapa classificatória na terceira posição, com quatro vitórias e duas derrotas.

 

Confrontos decisivos


Com os resultados, o Brasil enfrentou os Estados Unidos pelas quartas-de-final, na sexta-feira (dia 26). Também classificada na terceira colocação, no entanto pelo grupo B, a seleção norte-americana teve dificuldades contra o elenco nacional, mas ainda assim conquistou a vitória por 2 a 0.

Sem possibilidades de disputar o título ou confronto pelo terceiro lugar, restou aos brasileiros definir a colocação na classificação final diante de seus dois últimos adversários. Vindo de derrota ante o Japão nas quartas-de-final, o Panamá superou o Brasil por 3 a 1, no sábado (dia 27), enquanto que no último desafio brasileiro no Mundial, no domingo (dia 28), os mexicanos superaram o time de Paulo Nakashima pelo marcador de 4 a 0.

Composta por 18 atletas de até 12 anos, além dos auxiliares Vagner Nackachima e Edison Nakatani Júnior, e o delegado Aquira Azuma, a delegação da Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS) desembarcou na tarde de ontem em São Paulo.
Publicidade

Veja também