Na região, maioria dos índices de criminalidade cai em janeiro

PRUDENTE - Victor Rodrigues

Data 27/02/2016
Horário 11:06
 

O índice de criminalidade caiu na região de Presidente Prudente em janeiro deste ano em comparação com o mesmo período do ano anterior. Dos 19 tipos de ocorrências registradas pelas polícias Civil e Militar, 16 tiveram queda com relação a janeiro de 2015 e três apresentaram leve aumento, como homicídios culposos (quando não há intenção de matar) decorrentes de acidentes de trânsito, lesão corporal e furtos.

O número de inquéritos policiais instaurados em janeiro deste ano também foi menor que o ano passado, de 988 inquéritos totais instaurados em 2015 caiu para 776. Os dados foram divulgados em um balanço da SSP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo) que gerencia as questões de segurança.

Para o Deinter-8 (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior – 8), que chefia a Polícia Civil da região, os resultados positivos decorrem do relacionamento entre as polícias Civil, Militar e Científica, Ministério Público e Poder Judiciário. "Além disso, o policiamento ostensivo, o uso de ferramentas de inteligência policial e operações desencadeadas na região são fatores importantes na queda dos índices", expõe.

Nos casos de homicídio culposo por acidente de trânsito, foram oito casos em janeiro de 2016, contra sete no mesmo período, um a mais, e decorrem, na maioria das vezes, por imprudência, mas todos são apurados. Ainda segundo a Polícia Civil, os roubos caíram 32% (56 em 2015 e 38 em 2016) e "sempre preocupam mais", pelo uso de armas de fogo ou branca, que intimidam as vítimas. "Nesse ponto vemos que a apreensão de armas de fogo aumentou de um ano para o outro. Foram 24 em 2015, contra 35 em 2016, o que impacta nos números finais. Importante ressaltar também a queda dos homicídios, de oito para cinco casos, que representam 38% a menos por se tratar de crime contra a vida", informa o Departamento de Comunicação do Deinter-8 em Prudente.

A Polícia Militar também considera os índices positivos. Segundo o CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior – 8), houve redução nos principais indicadores criminais. O coronel Francisco Batista Leopoldo Junior, comandante do CPI-8, ressalta que o oeste paulista possui os "melhores indicadores do Estado". Entre eles, destaca-se a média de roubos a cada 100 mil habitantes na região, que não chega a 60, aproximadamente.  A média do Estado é de 700, aproximadamente, e a média da capital é de cerca de 1,4 mil.

"Estes números são fruto de um trabalho sério, focado na inteligência policial, na integração entre as polícias, alinhadas com o Ministério Público e o Poder Judiciário", destaca o comandante. Ele lembra que "a região de Prudente é a que mais prende, em todo o Estado, proporcionalmente, e isto garante aos cidadãos uma maior sensação de segurança e uma melhor qualidade de vida", expõe.
Publicidade

Veja também