Na região, Polícia Militar vai contratar 84 oficiais da reserva para cargos administrativos

Medida permite que efetivo da ativa, que atualmente exerce funções internas nas unidades do oeste paulista, possa reforçar o policiamento nas ruas

REGIÃO - MELLINA DOMINATO

Data 08/05/2025
Horário 06:45
Foto: Reprodução/Governo de São Paulo
Vagas são apenas para praças: aqueles que se aposentaram como soldados, cabos, sargentos ou subtenentes
Vagas são apenas para praças: aqueles que se aposentaram como soldados, cabos, sargentos ou subtenentes

A Polícia Militar divulgou nesta terça-feira o edital para contratar 2,2 mil policiais militares da reserva para cargos administrativos. A publicação foi feita no DOE (Diário Oficial do Estado). A medida, autorizada pelo governo estadual no final do ano passado, vai permitir que os policiais da ativa, que atualmente exercem funções internas nas unidades da PM, possam reforçar o policiamento nas ruas. No oeste paulista, são 84 vagas disponíveis.

Conforme o edital, na região, as atuações serão tanto na sede do CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior), quanto em unidades distribuídas pelos batalhões (18º, 25º e 42º - sediados em Presidente Prudente, Dracena e Presidente Venceslau, respectivamente), bem como no 8º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), policiamentos Ambiental e Rodoviário, além do 14º GB (Grupamento de Bombeiros). 

Sendo assim, os militares aposentados que foram para a reserva e desejam voltar a colaborar com a instituição podem se inscrever a partir do dia 12 de maio até 2 de junho. Para isso, os interessados precisam preencher uma ficha de inscrição disponível por portal do governo estadual e entregar nas unidades de interesse.

As vagas, espalhadas por todo o Estado, são apenas para praças, ou seja, para aqueles que se aposentaram em cargos de soldados, cabos, sargentos ou subtenentes. Será dada prioridade aos policiais que possuem experiência em cargos administrativos. 

Os selecionados devem trabalhar oito horas por dia e têm direito a férias. O edital ainda estipula que os policiais da reserva só podem permanecer no serviço administrativo por até um ano, mas é possível prorrogar o prazo. 

Policial ativo X inativo

Apesar de contribuir novamente com o trabalho da Polícia Militar, o policial da reserva que optar por atuar em funções administrativas seguirá sendo inativo, então ele não poderá usar farda ou concorrer a promoções, por exemplo.

Policiais que estão na reserva são aqueles que contribuíram o tempo mínimo na instituição e decidiram se aposentar, tornando-se inativos.
Além disso, o capitão Gustavo Maciel, da Sape (Subsecretaria de Acompanhamento de Projetos Estratégicos) da SSP (Secretaria da Segurança Pública), explica que o militar é diferente de um servidor público “que se aposenta e perde um vínculo com a instituição”, sendo beneficiário do sistema de previdência do Estado. 

“Por lei, o policial militar quando se aposenta continua vinculado com a instituição, mas está inativo, mesmo assim, ele ainda responde pelo código militar, então se cometer alguma transgressão disciplinar vai responder por isso com base no regulamento. Outros aposentados rompem totalmente o vínculo com a entidade ou empresa na qual trabalhou”, detalha.

Distribuição de Vagas de Praças
OPM (Organização
Policial Militar)
Município Vagas
CPI-8 Presidente Prudente 18
18º BPM/I Presidente Prudente 11
18º BPM/I Martinópolis 2
18º BPM/I Pirapozinho 2
18º BPM/I Álvares Machado 2
25º BPM/I Dracena 8
25º BPM/I Adamantina 2
25º BPM/I Osvaldo Cruz 2
25º BPM/I Tupi Paulista 2
42º BPM/I Presidente Venceslau 7
42º BPM/I Presidente Epitácio 2
42º BPM/I Teodoro Sampaio 2
8º BAEP Presidente Prudente 5
2º BPAmb Presidente Prudente 3
2º BPRv Presidente Prudente 3
14º GB Presidente Prudente 11
14º GB Presidente Venceslau 1
14º GB Dracena 1
Total   84

Fonte: Governo do Estado

Publicidade

Veja também