Na região, roubos caem 33% e tentativas de homicídio crescem 60%

Dados estatísticos da SSP, divulgados nesta sexta-feira, revelam queda no número de crimes contra a vida, bem como os patrimoniais

REGIÃO - MELLINA DOMINATO

Data 26/01/2024
Horário 16:18
Foto: Arquivo
Deinter-8: “Polícia Judiciária busca ações estratégicas para preservar região mais segura do Estado”
Deinter-8: “Polícia Judiciária busca ações estratégicas para preservar região mais segura do Estado”

A região de Presidente Prudente fechou 2023 com queda no número de crimes contra a vida, bem como os patrimoniais. Dados estatísticos da SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado de São Paulo divulgados nesta sexta-feira revelam redução de 33% nos casos de roubo, que foram de 258 para 172, de janeiro a dezembro de 2022 para o mesmo período do ano passado. Ainda entre os anos, os furtos caíram 3,04%, passando de 6.253 para 6.063, enquanto os homicídios foram de 53 para 51, uma queda de 3,77%. Em contrapartida, os estupros aumentaram de 306 para 317, assim com as tentativas de homicídio, que foram de 46 para 74, alta de 28 registros, o que representa crescimento de 60,87%.
O levantamento realizado pela reportagem envolve os dados referentes às delegacias seccionais de Adamantina, Dracena, Prudente e Presidente Venceslau, sob responsabilidade do Deinter-8 (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior), e que fazem parte da área de circulação de O Imparcial. O balanço ainda expõe que, no que diz respeito aos indicadores de produtividade policial, estes fecharam 2023 com saldo positivo. Isso porque, o total de infratores presos e apreendidos foi de 4.656 para 4.856, entre os anos citados, uma alta de 4,3%. As apreensões de entorpecentes foram de 50 para 78, elevação de 56%. O número de prisões efetuadas foi de 3.900 para 4.283, majoração de 9,82%, enquanto os veículos recuperados, de 181 para 212, crescimento de 17,1%.
“A queda dos indicadores nos crimes patrimoniais e contra a vida pode ser creditada, em grande medida, na sinergia das instituições policiais que, conjugando ações preventivas e repressivas, atenuaram a incidência dos delitos de furtos, roubos e homicídios”, considera o Deinter-8. “Por outro lado, a despeito das medidas adotadas terem funcionados nas modalidades criminosas apontadas anteriormente, os dados estatísticos indicam uma alta nos registros de crimes de tentativa de homicídio, mesmo com os indicares de produtividade apontando para um maior número de infratores presos e apreendidos, apreensão elevada de drogas, número geral de prisões e uma maior quantidade de veículos automotores recuperados”, complementa.
O órgão recorda que vêm se destacando na expertise de investigações diversas, que resultam na deflagração de operações policiais, que visam reprimir os crimes ocorridos, o que acaba por inibir a prática de novos casos, “refletindo assim na diminuição gradativa dos casos”. “Nesse sentido, a Polícia Judiciária busca incessantemente amoldar as ações estratégicas para arrefecer os indicadores que, em algum momento, tenham apresentado elevação, buscando preservar a manutenção da região mais segura do Estado de São Paulo”, ressalta o departamento.
 

Publicidade

Veja também