Nantes resgata história da cidade através do graffiti   

Trabalho de valorização da arte pública, idealizado pela Prefeitura, foi feito no posto de saúde, praças, escolas e um ônibus escolar pelo grafiteiro João Célio 

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 28/02/2024
Horário 09:05
Foto: Cedida
Ônibus, que carrega muitas experiências de pessoas, agora evidencia externamente a história da cidade 
Ônibus, que carrega muitas experiências de pessoas, agora evidencia externamente a história da cidade 

O cenário do sertão, com o plantio de milho e algodão, evocando a geografia característica da área e ressaltando a resistência das comunidades locais diante dos desafios históricos. As imagens de milho e algodão destacam a relevância das atividades agrícolas na economia do município ao longo do tempo. Esta é uma das artes do grafiteiro de Presidente Prudente, João Célio Silva, que os moradores e visitantes de Nantes podem apreciar em alguns lugares da cidade. Trabalho de valorização da arte pública que a Prefeitura idealizou em murais e em um ônibus do município.  

“São imagens que contam a trajetória do nosso município, desde seu Hino Municipal até os elementos que a moldaram ao longo dos anos. Esse trabalho, além de deixar os lugares mais bonitos, pode, inclusive, servir como forma de educação e orgulho para a comunidade!”, expõe o prefeito, Marllon Jaffer (MDB). 

De acordo com a gestora de Cultura e chefe de Educação do município, Aumeri Rodrigues da Silva, seis pontos da cidade, locais revitalizados e/ou que são passíveis de transmitir as mensagens, receberam a arte de João Célio, dentre eles, o posto de saúde, praças, escolas e um ônibus escolar. 

História local em arte

Aumeri menciona que entre os desenhos notáveis, destaca-se a presença marcante da Arara Azul, simbolizando a biodiversidade local e enfatizando a importância da preservação ambiental. “Além disso, a representação de uma índia presta homenagem aos povos indígenas que habitaram a região”, salienta. 

A presença de uma camionete carregando madeira remete, segundo a gestora, à época em que a exploração de madeira era uma atividade econômica significativa na região.  
“Isso reflete o papel histórico da serraria e da indústria madeireira no desenvolvimento de Nantes. O desenho de uma igreja enfatiza a importância da fé e da cultura religiosa na comunidade, enquanto a casinha sugere a arquitetura típica ou simboliza a vida cotidiana dos habitantes de Nantes”, exalta a representante do departamento de cultura de Nantes. 
 
Cedidas 

Desenho de camionete remete ao papel histórico da serraria e indústria madeireira na cidade 
 

Igreja enfatiza a importância da fé e da cultura religiosa na comunidade 
 

Casinha sugere a arquitetura típica ou a vida cotidiana dos habitantes de Nantes 

Publicidade

Veja também