Não há previsão de nova onda de calor, mas diferente de 2022, primavera será quente

Período chuvoso vem com outubro e no próximo fim de semana a chegada de uma frente fria promove chuvas, sendo que os modelos indicam volume entre 40 a 60 mm na região

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 03/10/2023
Horário 20:29
Foto: Freepik
Primavera terá temperaturas acima da normalidade
Primavera terá temperaturas acima da normalidade

O professor de Agrometeorologia da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Alexandrius de Moraes Barbosa, diz que não há previsão de uma nova onda de calor nas próximas semanas. No entanto, é importante ressaltar que esse deve ser o padrão da primavera: temperaturas acima da normalidade, principalmente nos períodos sem chuva. “Os modelos indicam temperaturas acima da normalidade durante a primavera e verão em praticamente todo o Brasil. Isso se deve principalmente ao fenômeno climático El Niño, ou seja, teremos uma primavera quente, diferente do que ocorreu em 2022”, expõe o especialista.

De acordo com o professor, o retorno da umidade para a região no mês de outubro dificultará a ocorrência de temperaturas extremas na região (40°C). “Será uma primavera com temperaturas acima da normalidade e tal situação deve perdurar até o fim do verão. Praticamente desde o início da primavera os modelos indicavam que as estações da primavera/verão ficariam com temperaturas elevadas”, salienta.

Alexandrius diz que a partir de outubro as chuvas retornam para a região, sendo que o período chuvoso da região se dá a partir deste mês a março. “Nesse período dá-se início às chuvas convectivas, que são caracterizadas pelas fortes pancadas [tempestades] de fim de tarde. No próximo fim de semana, a chegada de uma frente fria promove chuvas, sendo que os modelos indicam volume entre 40 a 60 mm na região. Importante ressaltar que a chegada dessa frente fria no sábado será acompanha por ventos fortes e possibilidade de tempestades”, adianta.

IMPORTANTE RESSALTAR QUE A CHEGADA DESSA FRENTE FRIA NO SÁBADO SERÁ ACOMPANHA POR VENTOS FORTES E POSSIBILIDADE DE TEMPESTADES
Alexandrius de Moraes Barbosa

Publicidade

Veja também