Não negligencie sua saúde!

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 12/02/2023
Horário 05:12

Um dos legados da pandemia – se é que podemos tratar dessa forma – foi, sem sombra de dúvidas, uma maior preocupação das pessoas em geral com a própria saúde. Sabemos o quanto pode ser nefasto negligenciar o autocuidado, culminando em doenças que, se fossem diagnosticadas e tratadas precocemente, seriam curadas. É o caso da hanseníase, como mostrado na edição deste domingo.
Conhecidamente antigamente como lepra, trata-se de uma doença crônica, cujo tratamento é feito por meio de medicamentos disponibilizados gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Infelizmente, a hanseníase é uma enfermidade relativamente comum no Brasil. De acordo com o Boletim Epidemiológico de Hanseníase do Ministério da Saúde, o país apresentou 15.155 novos diagnósticos de hanseníase em 2021, índice abaixo do registrado em 2020, de 17.979, mas que confere ao país, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o posto de 2º lugar em todo o mundo em número de casos.
Outro dado preocupante é que muitas pessoas com hanseníase não sabem que estão com a doença, aumentando a probabilidade de transmissão da enfermidade. Vale ressaltar que esta ocorre quando um paciente infectado e sem tratamento elimina o vírus e passa para outra pessoa. A propagação se dá pelo contato com secreções de vias respiratórias como tosse, espirro e pela utilização de objetos contaminados, ou pelo contato muito próximo e prolongado com o doente. Após isso, ela se dirige aos nervos, principalmente aqueles localizados na pele, onde começa a desenvolver a doença.
Os pacientes com hanseníase geralmente apresentam manchas na pele, com diminuição local da sensibilidade à dor, ao toque, ao calor e ao frio, além de diminuição da força. Alguns deles chegam a perder completamente a sensibilidade, ou seja, as áreas da pele ou nervo com a doença podem ficar anestésicas. Portanto, se você ou alguém que você conhece possui alguma lesão de pele com diminuição local de sensibilidade, é importante procurar um médico. Não negligencie jamais a sua saúde! Fique sempre alerta a qualquer sintoma ou algo diferente que surja em seu organismo, afinal, nosso corpo é nosso templo nesse plano, e devemos cuidar dele da melhor forma possível.

Publicidade

Veja também