Não podemos negligenciar os animais

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 04/08/2022
Horário 04:29

As questões que envolvem o bem-estar animal devem ser cada vez mais debatidas pela sociedade. Trata-se de um grave problema muito presente nas cidades, e que precisa de um olhar especial do poder público e de toda a comunidade. Infelizmente, são corriqueiros os casos noticiados que chocam pelo estado em que animais são encontrados: muitos deles doentes, abandonados à própria sorte, acorrentados, sem alimento e água disponível, em ambientes imundos, expostos ao sol e à chuva, mutilados, machucados, e, em casos extremos, à beira da morte.
Tais crimes acometem, principalmente, cães. Justamente eles, tão fiéis e amorosos com o ser humano. Infelizmente, muitas pessoas levam esses animais para casa, às vezes por um ímpeto, e se esquecem que eles crescem, demandam atenção, amor, tempo, cuidados veterinários, alimentação, vacinas, ou seja, não é só “pegar e largar no quintal”.
Como mostrado neste diário, a maioria dos animais que são resgatados pela polícia tem essa sorte porque alguém teve a coragem de denunciar. Portanto, a qualquer sinal de maus-tratos, é nosso dever ajudar esses seres indefesos. Não podemos, de forma nenhuma, negligenciá-los, os abandonando para tamanho sofrimento e a provável morte. 
Uma notícia muito positiva foi a instalação do tão aguardado abrigo municipal de animais em Presidente Prudente. Em reunião realizada nesta terça-feira, parceiros definiram o protocolo de denúncias para os casos de maus-tratos e abandono. A população deve utilizar o canal 156, e, com as informações em mãos, os veterinários farão a visita para averiguar a situação. Se constatado caso de maus-tratos ou abandono, os animais serão levados para o abrigo. Já se forem encontrados animais com zoonoses, estes serão encaminhados para o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Trata-se de um grande passo em defesa dos animais. Agora, é de extrema importância que as pessoas tomem consciência e denunciem tais casos para que as autoridades tomem as providências cabíveis.

Publicidade

Veja também