Qual é seu limite? Você pode correr 10 Km por dia, 7 dias por semana? Pode treinar na academia 2h30 por dia, 6 dias por semana? Pode se engajar no triátlon e fazer treinos diários prolongados de 3h ou mais? Talvez possa, se atender alguns critérios, entre eles já ter bom condicionamento físico, ter experiência, seguir uma planilha de treinamento com periodização e ter condições de descansar e se recuperar após cada treino. Caso contrário pode sofrer de overtraining.
ATLETAS
O treinamento dos atletas consiste em muito volume (Km, repetições, tempo) e alta intensidade (correr rápido, usar cargas pesadas, pouca pausa entre séries), buscando a melhora contínua do desempenho. Porém, isso é planejado e periodizado, o que significa que volume e intensidade aumentam e diminuem em períodos muito bem estabelecidos. Muitos praticantes e atletas amadores não contam com orientação de especialistas para realizar algo parecido.
OVERREACHING
Os atletas têm períodos nos quais o volume e ou intensidade aumentam para um determinado objetivo (ex. competição), exigindo literalmente o máximo do empenho e das capacidades físicas. Significa literalmente exagerar e chegar ao limite, num nível em que se perde a capacidade de adaptação ao treinamento, o estágio denominado overreaching. Ele pode ser reconhecido por dores musculares que persistem por dois dias, início de indisposição, mudança do humor e da qualidade do sono. Significa que o atleta ultrapassou a linha de equilíbrio entre volume de treinamento e tempo de recuperação.
OVERTRAINING
O excesso de treinamento é uma condição mais grave, quando o estágio de overreaching não foi apenas temporário e avançou um pouco mais. Como persiste o desequilíbrio entre treinamento x recuperação, os desgastes vão se acumulando após cada sessão de treinamento e a fadiga se torna crônica. No estágio do overtraining há diminuição no desempenho e o atleta está colocando em risco sua saúde.
GRAVIDADE
O overtraining implica em alterações dos sistemas fisiológicos, principalmente, nervoso, cardiovascular, endócrino e imunológico. Há aumento da concentração de cortisol, potente hormônio catabólico e que também provoca a temerosa imunossupressão (ineficiência do sistema imune). A qualidade do sono vai deteriorando, há perda do apetite e perda de peso. Em paralelo surgem problemas mentais como ansiedade, episódios de medo irracional e até depressão. A principal terapia é “parar” e se recuperar.
TREINAMENTO INTELIGENTE
Lembre-se que “mais” volume, intensidade e frequência nem sempre resulta em “mais” massa muscular, resistência, força e desempenho. Para o melhor desempenho e saúde, o nível dos parâmetros de treinamento deve estar adequado com seu condicionamento físico, estágio de treinamento, fase do ano e tempo para recuperação. Se você considerar que pode estar numa das condições de overreaching ou overtraining, procure um especialista.
Mais volume, intensidade e frequência nem sempre resulta em mais massa muscular, resistência, força e desempenho.