Narandiba retoma aulas presenciais para alunos do ensino fundamental

Escolas voltaram na segunda-feira, com 35% da capacidade; todos os professores e funcionários da educação no município já estão imunizados com a 1ª dose da vacina contra Covid-19

REGIÃO - CAIO GERVAZONI

Data 21/07/2021
Horário 07:15
Foto: Diretoria Municipal de Educação de Narandiba
Retomada presencial ocorre com 35% da capacidade total por sala de aula
Retomada presencial ocorre com 35% da capacidade total por sala de aula

Na segunda-feira, em Narandiba, ocorreu a retomada das aulas presenciais para os alunos do ensino fundamental I e II. As Emefs (Escolas Municipais de Educação Infantil) Edson de Oliveira Garcia e Profª Ineura Rodrigues de Lima retomaram as atividades com 35% da capacidade total por sala de aula. A volta faz parte do retorno gradual das atividades presenciais previsto pela gestão educacional do município. No dia 23 de agosto, será reaberta a Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Pedacinho de Céu. No dia 20 de setembro, as creches do maternal 1 e 2. Já no dia 4 de outubro, os berçários da pequena cidade, de quase 5 mil habitantes, reabrirão.  
No mês passado, a Secretaria de Educação de Narandiba promoveu, de forma escalonada, uma avaliação diagnóstica nas disciplinas de português e matemática. O resultado do teste serviu para planejar o trabalho pedagógico a ser desenvolvido para o 2º semestre de 2021.
Durante a aplicação das avaliações diagnósticas, a pasta realizou uma pesquisa de intenção ao retorno presencial. A coordenadora da Secretaria de Educação do município, Creonice Gomes da Silva Nardi, fala sobre o tema. “Começamos inicialmente a atender, a partir do dia 2 de agosto, aos alunos que não possuem acesso à tecnologia, não participaram satisfatoriamente das aulas remotas e aqueles que apresentaram rendimento insatisfatório para o ano/série, conforme avaliação diagnóstica. No entanto, a volta e a participação nas avaliações são optativas aos pais ou responsáveis”, pontua.  

Protocolo sanitário

De acordo com a gestora da pasta, as escolas seguem o protocolo sanitário de retorno às aulas presenciais no cenário da pandemia de Covid-19, que foi elaborado pela Coordenadoria Municipal de Saúde e o Procedimento Operacional Padrão, desenvolvido por uma nutricionista. “Ambos padronizam os cuidados com a saúde, higiene, limpeza e desinfecção em toda a rede municipal de ensino visando minimizar a incidência da contaminação pelo coronavírus”. 
Creonice informa que todos os professores e funcionários da rede municipal de educação já estão imunizados com pelo menos a primeira dose da vacina. “Alguns já foram imunizados com a segunda dose ou dose única. Nesse sentido, estamos seguindo os decretos estaduais que dispõem sobre a permanência dos servidores com comorbidades em teletrabalho até 14 dias após a segunda dose da vacina”, relata a secretária municipal de Educação.

Retorno gradual

A partir de reuniões realizadas pelo Comitê Municipal de Avaliação do retorno às aulas na rede municipal de ensino e do Comitê Municipal de Contingenciamento Covid-19 foi definido um cronograma de retorno presencial de forma gradativa: educação infantil-pré-escola em 23 de agosto, educação infantil-creche- maternal I e II em 20 de setembro e educação infantil-creche-berçário I e II em 4 de outubro. 

Publicidade

Veja também