Natação Sesi São Paulo fará Camp Traine em PP

De 12 a 18 de junho a equipe utilizará o Complexo Aquático “Antonio Macca com o objetivo de otimizar a preparação de 25 atletas, dentre estes Etiene Pires, para o Brasileiro Junior de Natação

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 12/06/2022
Horário 04:25
Foto: Cedida
Equipe do Sesi-SP com 25 nadadores cega no domingo na cidade
Equipe do Sesi-SP com 25 nadadores cega no domingo na cidade

A equipe de natação do Sesi de São Paulo, categorias Junior e Sênior, fará um Camp Traine (treinamento) em Presidente Prudente, no período de 12 a 18 de junho, no Complexo Aquático Antonio Macca. O objetivo é otimizar o último período de preparação da equipe para o Campeonato Brasileiro Junior de Natação, que será disputado de 4 a 9 de julho, em Salvador (BA), bem como para preparação para o Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação - Troféu José Finkel, que será realizado de 12 a 17 de setembro, em Recife (PE). 

A equipe paulistana sai às 6h30 deste domingo, de São Bernardo do Campo com um o grupo composto por 25 atletas, três técnicos, um preparador físico, um fisioterapeuta, um psicólogo e um nutricionista, quais ficarão hospedados no Aruá Hotel.

Um dos membros da comissão técnica, Luiz Zanelato, ressalta que escolheram o município para o camp com o grupo Junior e parte da equipe absoluta, para utilizar a estrutura física da unidade Centro de Atividades Belmiro Jesus Sesi do Furquim, e em parceria com a Prefeitura, através da Semepp (Secretaria Municipal de Esporte de Presidente Prudente), o Complexo Aquático “Antonio Macca”, no Centro Olímpico, na piscina de 50 m. 

“A ida a Prudente foi um pedido nosso em virtude desse complexo ter excelente estrutura para os treinos em piscina longa, gerando a equipe a possibilidade de uma ótima adaptação e a aclimatação para o Brasileiro de Natação”, expõe Luiz.

 

Destaque mundial na equipe
Entre os atletas que estarão na cidade, um nome chama a atenção: Etiene Pires de Medeiros, que representa o Sesi São Paulo desde 2013. Ela é uma das principais nadadoras do Brasil que ostenta títulos importantes, entre eles: campeã mundial de 2014, 2016 e 2017; campeã Pan-Americana em 2015 e 2019; finalista olímpica no Rio de Janeiro em 2016, disputou ainda a Olimpíada de Tóquio em 2021, ano que foi a primeira no Ranking Nacional nas provas dos 50 m (metros) e 100 m nado costas – em piscina longa com as marcas de 27.78 (50 m) e 1.01.37 (100 costas).

Além de Etiene chegaram ao time principal, seis jovens atletas que começaram nas equipes de base da natação do Sesi-SP e que se destacaram em 2021: Gabriela Novaes, finalista no Brasileiro Júnior na prova dos 50m livre; Thaiana Amaral, primeira no ranking nacional juvenil de piscina longa nos 100 m e 200 m livre; Daniel Ribeiro, finalista do Finkel em 2021; Gustavo Santos, vice-campeão Brasileiro Júnior nos 50 m livre; André Andraues, campeão Brasileiro Júnior nas provas de 100 m e 200 m costas e terceiro colocado no ranking nacional absoluto nos 200 m costas e Henrique Takahashi,  campeão Sul-Americano Juvenil na prova dos 200 m peito.

 

Experiência

Junto a esse grupo que começou a trajetória no Sesi-SP, a equipe contratou os irmãos cariocas que treinavam no Fluminense, Vinicius Assunção, medalhista Sul-Americano e campeão Brasileiro Sênior e a Alexia Assunção, que é medalhista do Finkel em 2021 e campeã Brasileira Júnior.

O elenco desta temporada contará ainda com dois reforços sêniores vindos do Esporte Clube Pinheiros. Pedro Vieira, vice-campeão Mundial Júnior em 2013 e campeão Sul-Americano Absoluto, títulos conquistados na prova dos 100 m borboleta. E Lorrane Ferreira, primeira no ranking nacional 2021 nos 50 m livre em piscina curta e longa.

Para fechar esse novo grupo da natação do Sesi-SP, veteranos da equipe principal da temporada passada renovaram os respectivos contratos: Matheus Gonche, na equipe desde 2017, campeão Pan-Americano Júnior nos 200 m borboleta e no cenário nacional - campeão nas provas dos 100 m e 200 m borboleta, sua especialidade. Julia Góes, a mais nova, na equipe desde 2019, é campeã Sul-Americana Juvenil nos 100m costas e a primeira no ranking nacional 2021 nos 50 e 100 m costas piscina curta.

 

Equipe técnica

Em mais uma temporada, o técnico Fernando Vanzella vai trabalhar ao lado da auxiliar da equipe principal Drielle Morton que também é técnica do Mirim e Petiz. Pensando na formação de base, a natação do Sesi-SP contará com Renato Balan e Luiz Zanelato que são técnicos do júnior e da equipe de transição e Gustavo Huergo, treinador das equipes infantil e juvenil. A modalidade que tem sua base presente em diversas unidades do Sesi em todo o Estado será coordenada pelo orientador de esporte, Carlos Eduardo Bispo.

O técnico da equipe de natação da casa, do Criarte/Pruden Aço/Semepp de Presidente Prudente, Elvancir Pereira do Nascimento, o Pépe, fala da importância para a cidade em receber uma equipe de alto nível técnico para os treinamentos.

Ele diz que ficou muito lisonjeado quando o treinador Luiz o contatou para saber da possibilidade da equipe do Sesi-SP vir treinar na cidade. Na hora Pépe já falou com o secretário de esporte André Domingos, que prontamente atendeu ao pedido e autorizou o camp no complexo.

“Esse camp trará grandes benefícios para nossa equipe, pela troca de informações, conhecimento e pelas palestras dos treinadores e de alguns atletas reconhecidos mundialmente, qual o principal destaque é a nadadora Etiene Medeiros”, exaltou o treinador prudentino.

 

Fotos: Cedidas

Etiene Medeiros estará entre os atletas que farão o camp em Prudente

 

 

 

Publicidade

Veja também