Naturafrig expande fronteiras na China e vislumbra futuro "brilhante" para agronegócio brasileiro

Diretores da Naturafrig, Fabrizzio e Osmar Capucci, retornam de missão na Ásia após participação em feiras e rodadas de negócios que visam consolidar a exportação de carne bovina brasileira; empresa já exporta 10 mil toneladas mensais

Empresas & Negócios - SINOMAR CALMONA

Data 16/11/2025
Horário 06:14
Foto: Cedida
Diretores do Frigorífico Naturafrig no 16º China International Meat Conference
Diretores do Frigorífico Naturafrig no 16º China International Meat Conference

O Frigorífico Naturafrig, com unidade em Pirapozinho, reforça sua posição no mercado internacional após uma recente e estratégica viagem à China. Fabrizzio Capucci, diretor da empresa, e seu pai, Osmar Capucci, diretor-presidente do grupo, participaram de eventos cruciais que resultaram na ampliação de novos contratos e na projeção de um crescimento contínuo.

O primeiro compromisso da delegação da Naturafrig foi a participação no Beef in Road, uma iniciativa promovida pela Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne) em parceria com a Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Fabrizzio Capucci destacou a relevância do evento, que foca nas regiões do interior da China, realizando rodadas de negócios diretamente com importadores locais. "Contratamos chefs Michelin regionais que usam a carne brasileira para fazer pratos típicos do consumo do dia a dia do chinês", explicou o diretor.

"A carne brasileira é mais magra e o chinês gosta desse paladar, de uma carne com menos gordura. Quando você contrata um chef regional, ele mostra a diversidade de pratos que se pode fazer com a carne brasileira", acrescenta Fabrizzio Capucci.

Esta abordagem de promoção visa educar o consumidor chinês sobre a versatilidade da carne, mostrando que ela pode ser usada em todas as formas, desde a indústria até o preparo em casas de família.

Feira CIEE: Brasil em crescimento

A missão também incluiu a participação na CIIE (China International Import Export), uma das feiras mais famosas da China. O Brasil, em seu terceiro ano de participação, tem notado um aumento na presença de empresas brasileiras exportando para a China e de chineses buscando parcerias comerciais com o Brasil.

O diretor demonstra otimismo com o futuro: "Acredito que temos um bom caminho, um futuro brilhante ainda para os produtos brasileiros, não só a carne, mas como todos os produtos na China".

Liderança no fluxo de exportação

Em termos de volume, a Naturafrig demonstra um crescimento sólido desde 2015. Atualmente, a empresa tem exportado 10 mil toneladas por mês de carne bovina.

O diretor ressalta que essa crescente não é exclusividade da empresa, mas uma tendência do país. "A tendência é aumentar a exportação brasileira, não só da nossa empresa, mas do Brasil como um todo, de todos os tipos de commodities", afirmou Fabrizzio. "O Brasil é o que vai alimentar o mundo no futuro, já está alimentando".

Diversificação de mercados e o diferencial do “boi a pasto”

A Naturafrig não limita sua atuação apenas à China, exportando hoje para mais de 120 países. Entre os mercados importantes, estão:

 * Países Árabes
 * América do Sul (Chile, Uruguai)
 * Indonésia
 * Filipinas

A empresa também planeja retomar com "força total" as exportações para os Estados Unidos e pleiteia novos países como Vietnã e Malásia.
Questionado sobre o diferencial da carne brasileira, Fabrizzio Capucci destacou a questão do boi a pasto. "Essa pegada do boi a pasto, o Brasil está começando a explorar isso, mas tem um potencial maior ainda, porque o nosso boi é o boi mais natural do mundo", concluiu o diretor.

Cedida

Fabrizzio Capucci e Osmar Capucci, diretores do Naturafrig, são recebidos no evento “The Beef and Road”, na China

Publicidade

Veja também