No HR, nascem 23 bebês prematuros por mês

Unidade de saúde realiza atividades dedicadas à prevenção e aos cuidados com os nascidos antes dos 9 meses

PRUDENTE - BRUNO SAIA

Data 15/11/2016
Horário 08:46


O HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo de Presidente Prudente registrou 232 partos de bebês prematuros, de janeiro a outubro deste ano, o que representa uma média de 23 bebês nascidos antes de completar os nove meses de gestação. No ano anterior, foram 257 registros, uma média de 25 por mês. E com o objetivo de prevenir casos de nascimentos prematuros e destacar os cuidados com os bebês, o hospital realiza, a partir de amanhã, a "Semana da Prematuridade", cujo tema é "Nascer adiantado não significa ficar atrasado".

Jornal O Imparcial UTI pré-natal do Hospital Regional recebeu 232 bebês prematuros durante este ano

"O dia 17 de novembro foi escolhido para ser o Dia Internacional de Sensibilização para a Prematuridade e, segundo a Organização Mundial da Saúde, mais 15 milhões nascem antes do tempo por ano no mundo, e o Brasil está entre os 10 países com maior incidência desse tipo de ocorrência", relata o neonatologista, pediatra e coordenador da semana, Murilo Sabbag Moretti, ressaltando a importância do evento.

Segundo o médico, o objetivo da ação é "chamar a atenção da sociedade sobre esse tema e, principalmente, trazer orientações sobre como cuidar de um bebê prematuro para que ele possa crescer saudável, além de estimular a prevenção, com um pré-natal bem feito", diz. Este é o terceiro ano que o HR abraça a campanha.

"Os bebês passam por internações prolongadas, possuem os órgãos prematuros, que demoram a se desenvolver e podem apresentar sequelas por toda a vida, o que também exige um acompanhamento psicológico dos pais e familiares", informa o especialista.

 

Cronograma

As atividades, que começam amanhã e seguem até sexta-feira, são gratuitas e disponíveis a toda a população. A abertura será a partir das 19h30, com o 2º Simpósio sobre Humanização em UTI Neonatal, em evento direcionado a profissionais de saúde, mães e demais interessados. Na quarta e na quinta-feira, das 15h às 22h, profissionais que atuam na UTI Neonatal vão passar por dinâmicas sobre humanização.

Na quinta-feira, pacientes que estão internadas na ginecologia e obstetrícia ou que acompanham bebês em recuperação na UTI, poderão trocar experiências em uma roda de conversa a ser realizada no corredor da clínica, às 10h. Está prevista a participação de toda a equipe multidisciplinar do setor, composta por pediatra, enfermagem, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, fonoaudiólogo e psicólogo.

Para fechar a semana, na sexta-feira, às 15h, está agendada uma confraternização para a qual foram convidados todos os bebês que nasceram prematuros no hospital nos últimos anos e seus familiares. "A maioria já não é mais bebê. E todos são acompanhados por nossas equipes até a adolescência", conta Murilo.

 
Publicidade

Veja também