Nomes Próprios Criativos 

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista a favor do salmão e contra o Ali Salman

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 25/03/2021
Horário 06:58

Aos casais que estão esperando o nascimento dos filhos, tomo a liberdade e peço licença para sugerir alguns nomes diferentes e quiçá(adoro esta palavra)criativos para os pimpolhos. Não é por nada não, mas alguns nomes próprios já estão, digamos, muito "batidos" e comuns demais.
Evidente que por uma questão de respeito e de educação, o cronista não mencionará os nomes mais comuns e quem quiser que dê o nome que achar mais conveniente ao filho, como, por exemplo, Um Dois Três de Oliveira Quatro.
Sim, alguns pais exageram e dão nomes exóticos aos filhos. Algumas pessoas foram registradas com o nome Um Dois Três de Oliveira Quatro, o que certamente deixou de quatro quem tem este nome nos documentos. Também deve ter ficado de quatro o sujeito registrado com o nome Oceano Atlântico Linhares.  
E o menino chamado José Xixi? Vai ver o rebento mijava muito no berço e os pais, só para sacanear o filho, optaram por lhe dar este nome assombroso. Cartórios, principalmente do Nordeste, não me deixam desmentir tal afirmação. Verdade verdadeira e não mentira mentirosa. 
Então, pessoal, o negócio é partir para a criatividade e antes de prosseguir com este papo, que me esforço para não parecer furado, sugiro aos interessados que pesquisem sobre nomes próprios exóticos e os mais populares.
Taí: criatividade, coisa que falta ao governo, a não ser para ferrar aposentado, e em outros setores. Bebês merecem nomes criativos, sem a mesmice do que se verifica hoje em dia nos cartórios. Se o casal aí que lê este monte de linhas mal digitadas está esperando uma menina, como comprovou o exame, sugiro um nome lindo.
Que tal Ana Conda? O que é isso??? O cronista endoidou, está com mania de Weintraub? Nada disso, futura mamãe e futuro papai. Ana Conda é um nome belíssimo e chama a atenção pelo ineditismo. É um novo nome próprio. Ana Conda. Nome e sobrenome. Nada a ver com a anaconda, a maior cobra do mundo.
A garotinha pode no futuro - quem sabe? - fazer jus ao nome, pois pode se tornar cobra em algum assunto ou profissão, tirando tudo de letra. "A Ana Conda é cobra nas pesquisas científicas", dirá alguém no futuro.
A meu ver, outro nome criativo para as bebês é Rita Lina, se o laboratório que produz o medicamento ritalina não botar gosto ruim, ou seja, querer receber direitos autorais pelo uso do nome. Cá entre nós: Rita Lina é bonito pra cachorro. Também fará jus ao nome se a menina for sapeca, agitada, hiperativa e outros babados. 
Também sugiro o nome Beta Caroteno às menininhas que estão prestes a chegar a este insensato mundo. Os pais fariam, no caso, uma homenagem às frutas e legumes que contém a substância betacaroteno, que faz tanto bem, principalmente aos olhos. 
Não esqueci dos menininhos que também merecem ser registrados com nomes criativos, não exóticos. Por exemplo: Lino Tipo, derivado, como é óbvio, de linotipo. Talvez algum linotipista decida, depois de ler a crônica, registrar o filho recém-nascido com um nome tão belo e inédito. "O Lino é um tipão", dirá um dia a namorada do Lino Tipo.
Também como exemplo atrevo-me a sugerir Rivo Tril. Lembra mocinho dos filmes de faroeste e música do Michael Jackson. Se o bebê for calminho, justificado será o nome. Para concluir este papo, recomendo ao respeitável público 20 gotas de rivotril diluídas em água benta. Afinal, estamos onde mesmo?

DROPS

Filme da semana no Cine Brasil: Instinto Assassino, estrelando João Sem Braço e Antebraço.

Filme do mês no Cine Brasil: Sempre Teremos Paris, estrelando Lula e Janja.

Em terra de cego quem tem um olho é, no mínimo, príncipe.

Enxergue melhor, caro leitor: use o telescópio Huble.
 

Publicidade

Veja também