Nossa parcela de culpa

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 05/01/2023
Horário 04:25

E como alertado pela Defesa Civil, os temporais chegaram com tudo neste início de 2023, trazendo inúmeros prejuízos a cidades da região de Presidente Prudente. A força das águas aliada aos vendavais arrancaram árvores, provocaram alagamentos, destelhamentos, deixaram carros ilhados. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, não é a “fúria da natureza” castigando a humanidade. Pelo contrário, grande parte destes acidentes poderia ser evitada, ou ao menos, amenizada, caso as pessoas tivessem mais conscientização.
Basta dar uma volta pelas ruas para se deparar com lixo e entulho entupindo os bueiros. Espaços mal planejados impedindo a vazão das águas. Árvores danificadas pela ação do homem, que facilmente são carregadas pela força das chuvas. Infelizmente, as pessoas têm sua parcela de culpa nessas tragédias, que, infelizmente, se tornaram tão corriqueiras a cada intempérie que precipita. Basta chover e muitos moradores já começam a se preocupar com os possíveis – ou prováveis – prejuízos com que terão que arcar.
É por isso que, como sempre, a palavra de ordem é educação e conscientização. De nada adianta se enfurecer contra os temporais e criticar a “inércia” do poder público para evitar alagamentos, se a própria pessoa não pensa duas vezes antes de dispensar lixo pela janela do carro, ou de depositar o entulho de casa no primeiro terreno baldio que vê pela frente. 
Para viver em sociedade é preciso pensar e se colocar no lugar do outro. É preciso antever problemas que podem ser ocasionados por gestos aparentemente simples, mas capazes de trazer inúmeros transtornos. Se cada um fizer a sua parte, com certeza muitos contratempos serão evitados. 

Publicidade

Veja também