A 6ª edição da Batatec (Feira Tecnológica da Batata-Doce) já tem datas confirmadas: o evento ocorrerá entre os dias 24 e 27 julho de 2025, no IBC Centro de Eventos, em Presidente Prudente. A feira compõe o calendário oficial do município e do Estado.
Para discutir sobre o assunto, a comissão da Batatec realizou uma reunião com o prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (Republicanos), nesta quarta-feira. O grupo de produtores envolvidos na organização espera que a IG (Indicação Geográfica) da batata-doce produzida na região seja confirmada até a data da festa.
Tupã informou que a administração municipal está disponível para apoiar a Batatec e os produtores, que trabalham com a principal vocação de Prudente. “A maioria das pessoas não sabe disso. Precisamos que essas histórias, esses produtores, uma das bases da nossa economia sejamos conhecidos”, declarou o chefe do Executivo.
Uma nova reunião deve acontecer nas próximas semanas, com a presença de todas as secretarias que colaboram com a Batatec, além de convidados, como Associação Comercial e Grupo Lidera.
A reunião tratou também sobre o processo de certificação da Indicação Geográfica, composto de 12 etapas, iniciado em junho de 2021 e finalizado em março de 2024, quando concluído e depositado o pedido no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), órgão responsável pela análise e certificação.
Conforme as últimas informações da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, a pasta concluiu que os requisitos exigidos para o registro da IG foram atendidos. O processo final segue no INPI para análise e reconhecimento oficial da Indicação Geográfica da batata-doce de Presidente Prudente.
Ademir Corte, membro da Aprobarpp (Associação dos Produtores de Batata-Doce), ressaltou a importância da certificação da IG para Prudente e região, uma forma de garantir o reconhecimento de um trabalho de muitos anos.
Estiveram presentes na reunião o vereador Izaque Silva (PL); a comissão da Batatec, representada pelo presidente da Aprobarpp, Nelson Monteiro, e o gerente do escritório regional do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em Prudente, José Carlos Cavalcante; o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Silvano Barille, e o analista de negócios do Sebrae, Rodolfo Fachiano, que tem acompanhado o processo de certificação da Indicação Geográfica da batata-doce para Presidente Prudente e região, que abrangerá 13 municípios.