Nova frente fria chega à região na sexta-feira

Áreas de instabilidade devem aumentar, com previsão de bons volumes de chuva entre sexta e terça-feira, conforme Alexandrius, meteorologista da Unoeste

PRUDENTE - OSLAINE SILVA

Data 06/10/2021
Horário 06:12
Foto: Weverson Nascimento
Tempo segue nublado em Prudente
Tempo segue nublado em Prudente

Após a tempestade da última sexta-feira, áreas de instabilidade permanecem sobre o oeste paulista, com previsão de chuvas rápidas para o final da tarde de hoje. E, no próximo fim de semana, a partir desta sexta-feira, uma nova frente fria chega à região de Presidente Prudente, provocando mais chuva, conforme expõe o responsável pela Estação Meteorológica “Professor Vagner Camarini Alves”, da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Alexandrius de Moraes Barbosa
“Há previsão de pancadas isoladas ao longo da semana, no entanto, a partir de sexta, com a chegada de uma nova frente fria, as áreas de instabilidade aumentarão na região, com previsão de bons volumes de chuva entre sexta e terça [12], principalmente entre domingo e segunda”, salienta o professor.
Alexandrius destaca que sempre há o risco de tempestades com ventos fortes e granizo, quando se tem a entrada de uma frente fria, principalmente na primavera, quando o contraste térmico acaba sendo maior. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emite alertas das tempestades e sua intensidade todos os dias através do portal do Inmet e também através do aplicativo no celular.
“Devido a atuação de uma massa de origem polar, as temperaturas permanecerão amenas nos próximos dias, com máximas próximas a 32°C e mínimas próximas a 19°C”, menciona o meteorologista.

Alerta

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil faz o alerta, pois volta a chover na sexta de maneira moderada à forte em todo o território paulista, logo, por conta do solo já estar bem úmido, recomenda-se que os municípios mantenham-se atentos às áreas mais vulneráveis, pois há riscos para transtornos. Entre hoje e terça-feira, a coordenadoria prevê máxima de 27ºC e mínima de 14ºC.
De acordo com Alexandrius, essa frente fria traz um novo alerta para a região, com a possiblidade de ventos fortes. E ainda, que os modelos de previsão indicam, até segunda-feira, volumes entre 70 a 90 mm (milímetros) de chuva para o oeste paulista. “Para se ter uma ideia, o volume esperado para o mês de outubro é de 150 mm. Até o momento já choveu 45 mm na estação da Unoeste [campus 2 – Presidente Prudente]”, indica o responsável pela estação.

PREVISÃO

Hoje

Amanhã

08/10

09/10

10/10

11/10

12/10

Chuvas rápidas

Nublado c/ Chuva

Chuva

Chuva

Chuva Rápida

Chuva

Poucas Nuvens

Máx. 26ºC

Máx. 23º

Máx. 19ºC

Máx. 20ºC

Máx. 25ºC

Máx. 24ºC

Máx. 27ºC

Mín. 14ºC

Mín. 15º

Mín. 14ºC

Mín.14º

Mín. 16ºC

Mín. 16ºC

Mín. 17ºC

Fonte: Somar Meteorologia

 

Foto: Cedida/Unoeste

previsão do tempo para presidente prudente outubro de 2021
Chuva acumulada até o dia 11, conforme meteorologia da Unoeste

SAIBA MAIS

Após temporal, Prefeitura de Osvaldo Cruz decreta situação de emergência

Prefeitura de Prudente decreta situação de emergência em decorrência do vendaval 

Vendaval causa estragos em cidades da região; veja fotos

Publicidade

Veja também