A Prefeitura de Osvaldo Cruz publicou ontem um decreto em que declara situação de emergência por 30 dias, em decorrência dos danos causados pelo forte vendaval durante a tarde. Conforme o documento, o Executivo fica autorizado a lançar mão da legislação vigente para atender as necessidades da situação, dentro dos limites da administração pública.
O decreto nº 4.678 foi assinado pela prefeita Vera Lúcia Alves (PP) e pela diretora de Secretaria Geral, Adriana Barbieri Albino. De acordo com o texto, o município foi “duramente castigado” pelo vendaval que chegou por volta das 13h30 tanto na zona urbana como também na rural. Houve falta de energia elétrica e abastecimento de água.
“Esse terrível evento deixou a população muito assustada e apreensiva, causou grandes prejuízos com o destelhamento de prédios públicos e residenciais, destruição de paredes, muros e árvores, principalmente nas localidades de maior vulnerabilidade social, provocando toda sorte de transtornos, mormente às famílias mais carentes de nossa população”, descreve a Prefeitura.
O documento também menciona a força-tarefa da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Poder Público nos serviços emergenciais para minimizar os prejuízos aos que perderam móveis, utensílios e bens de primeira necessidade. “Essa situação vem agravar ainda mais a condição financeira do município, que se encontra em pleno enfrentamento da pandemia do Covid-19”, considera.
Conforme um vídeo recebido pela reportagem, houve desabamento da cobertura da quadra do Centro Comunitário da Vila Califórnia, que já estava interditada. Também houve quedas de árvores.
Reprodução/Ocnet - Quadra do Centro Comunitário da Vila Califórnia, em Osvaldo Cruz
Reprodução/WhatsApp - Queda de árvore em Osvaldo Cruz, após vendaval de ontem