Agosto está sendo o mês dos extremos. Depois de um início de mês com temperaturas baixas, chegando na casa dos 5ºC, tivemos uma semana bem quente, com os termômetros atingindo os 37ºC. Segundo o especialista em agrometeorologia do Unoeste Clima - Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e Previsão do Tempo da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Alexandrius de Moraes Barbosa, uma forte massa de ar seco está sobre a região e deve promover elevadas temperaturas até esta quinta-feira (22).
“Os valores que estão sendo registrados são atípicos, com máximas ficando de 5ºC a 7°C acima da normalidade para o mês de agosto. Nos últimos dias, a região tem registrado máximas de 36ºC a 37°C”, explica Alexandrius.
Porém, o sobe e desce das temperaturas ainda não chegou ao fim. Depois de um final de semana muito quente, a região deve sofrer uma virada no tempo ainda nesta semana. Uma nova queda nas temperaturas vai trazer alívio para aqueles que sentiram o calor intenso, mas também exigirá atenção às mudanças bruscas de clima. “Devemos ter uma virada no tempo entre sexta (23) e sábado (24). Uma massa de ar frio chegará à região derrubando as temperaturas, com mínimas previstas de 10°C na próxima segunda-feira (26). Também tem previsão de chuva de aproximadamente 10 mm”.
Ainda de acordo com Alexandrius, serão poucos dias de temperaturas baixas, pois elas já voltam a subir a partir de quarta-feira (28). “Tudo isso faz parte da climatologia do inverno”.
Haja imunidade para suportar essa gangorra térmica, pelo menos até a próxima estação chegar! A primavera entra em cena no dia 22 de setembro.