Núcleo Oeste Paulista reúne 300 competidores

Esportes - Rogério Lopes

Data 05/04/2015
Horário 00:11
 

O Rancho Quarto de Milha de Presidente Prudente foi palco ontem de disputas acirradas nas provas de três tambores. Isso porque, o local recebeu a 1ª etapa do Campeonato do Núcleo Oeste Paulista. A competição reuniu cerca de 300 participantes, distribuídos em 14 categorias, no feminino e masculino, entre amadores e profissionais, de 5 anos até o Máster, representantes do Estado de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Jornal O Imparcial As disputas seguiram até às 19h, com entrada franca.

Após a cerimônia de abertura que, como de praxe, teve o momento de pedir as benções e proteção de Nossa Senhora de Aparecida e o discurso de "boas-vindas" dos organizadores, os participantes partiram para a pista, em busca dos melhores tempos. Ao todo, foram R$ 20 mil em premiação, segundo informou o secretário-executivo do núcleo, Renato de Jesus Souza Silva, que esclarece ainda que, ao final das quatro etapas, os participantes, de cada categoria, que somarem mais pontos, ganham uma fivela de campeão geral. As disputas seguiram até às 19h, com entrada franca.

Neste ano, as provas foram divididas em quatro etapas, sendo a primeira em Prudente. As outras três fases também serão em haras da região: 2ª etapa em Regente Feijó, no dia 9 de maio; 3ª etapa em Emilianópolis e; por fim, a 4ª e última etapa, no dia 20 de julho, em Martinópolis.

Silva explica que, seguindo o objetivo da competição, de fomentar ainda mais o cavalo Quarto de Milha, optou-se por levar as provas para demais municípios, para que, não só os envolvidos com a competição, mas também todos as pessoas que admiram, gostam e curtem a modalidade, possam acompanhar e prestigiar o evento. "É uma forma de facilitar a participação das famílias, promover a competição e difundir a raça do Quarto de Milha", frisa.

 

Na pista


Após fazer sua estréia na etapa, na modalidade jack pot, o competidor Marcio Marques Rodrigues, 29, se diz satisfeito com sua prova e com a estrutura da pista do Rancho.  Rodrigues, que desde os 20 anos participa profissionalmente de competições de três tambores e outras modalidades, afirma que a atividade é algo "emocionante", que une técnica, agilidade, adrenalina e prazer. "Sempre gostei de ‘lidar’ com cavalo e, aos poucos, iniciei as disputas e não parei mais", completa.


O competidor, que também participou dos duelos da categoria aberta, ressalta o trabalho que o Núcleo Oeste Paulista do Quarto de Milha tem feito na promoção dos eventos e da raça do cavalo. "Tem sido um resgate das tradicionais regionais", afirma. Diz, ainda que Prudente, bem como outros municípios da região, possuem potencial e condições para comportar importantes disputas como a de ontem.

 

 

 

 

 

 

 
Publicidade

Veja também