Número de presos inscritos na Olímpiada de Matemática cresce 8,4% na região

São 1.738 participantes, 135 a mais que no ano passado, aponta SAP; prova da primeira fase será aplicada no dia 30

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 02/05/2023
Horário 17:08
Foto: SAP
Objetivo é preparar presos para retorno à vida em sociedade
Objetivo é preparar presos para retorno à vida em sociedade

A SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) registrou, neste ano, um aumento de 8,4% no número de presos inscritos na Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) em relação a 2022. São 1.738 participantes, 135 a mais que no ano passado.

A prova da primeira fase está marcada para o dia 30 de maio. No dia 2 de agosto, está prevista a divulgação dos classificados para a segunda fase. Com o objetivo de preparar as pessoas privadas de liberdade para o retorno à vida em sociedade, a SAP e a Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) têm incentivado, cada vez mais, reeducandos a participarem da prova.  

A Obmep foi criada em 2005 especificamente para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área. Realizada pelo Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), a olimpíada é uma realidade no sistema prisional desde 2012, quando passou a ser aplicada nas unidades penais do Estado de São Paulo. 

Presos que não têm formação escolar podem concluir os estudos enquanto cumprem a pena, por meio de escolas vinculadoras instaladas dentro dos presídios, que oferecem formação nos ensinos fundamental e médio. Os reclusos também participam de cursos de línguas, profissionalizantes e ensino superior - este último dentro e fora das unidades prisionais e com autorização judicial. 

Publicidade

Veja também