Nutricionista destaca responsabilidade dos pais

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 25/04/2017
Horário 18:11
 

Um alerta de que os casos de obesidade infantil estão na crescente em Presidente Prudente também é dado pela nutricionista Patrícia Zacharias, a qual destaca que o papel dos pais e responsáveis é de suma importância para prevenir e também combater tal condição em que o excesso de gordura corporal afeta negativamente a saúde e bem-estar de uma criança. "Os pais devem ficar atentos e uma dica é comparar seu filho com os amigos. Se perceber que ele está acima do peso dos demais, um pouco mais ‘gordinho’, é importante tomar providências imediatas. Aos 7, 8 anos, já é hora de mudar os hábitos e tentar corrigir o problema", frisa.

Jornal O Imparcial Patrícia: "Compra no supermercado requer atenção dos pais"

A nutricionista pontua que a primeira coisa que influencia na obesidade infantil é a compra nos supermercados, cujos responsáveis são justamente os pais e responsáveis. Ou seja, se estes não levarem para casa os refrigerantes, chocolates, doces em geral, as crianças não poderão consumir esses produtos, que devem ficar restritos aos fins de semana.

"Portanto, quando for as compras, o importante é adquirir alimentos saudáveis. Além disso, é indispensável colocar saladas e legumes sempre na mesa. Mesmo que a criança não coma, ela vai se acostumando com aquele tipo de alimento e, aos poucos, pode passar a consumir", ensina Patrícia. A recomendação também é apresentar os sucos de frutas e, caso haja negativa, oferecer água. "Aos poucos os pequenos vão se adaptando a deixar o refrigerante de lado", relata.

 

Exercícios físicos

Patrícia argumenta que as crianças de hoje são de uma geração que se utiliza bastante de equipamentos eletrônicos. Isso sem contar a insegurança dos pais, que têm receio de deixar a garotada sair sozinha de casa. No entanto, relata que os exercícios físicos são importantes, principalmente as atividades em grupo, que chamam mais atenção da garotada, e não podem ser deixados de lado. "Nesta fase, podem ser apresentados a esteira, a bicicleta, o squash, o futebol. O importante é que nos fins de semana os pais saiam de frente da TV e levem os filhos para nadar, jogar bola, deixando os eletrônicos de lado", orienta.

A especialista lembra que a lancheira escolar também requer cuidado especial. "Ao invés de deixar que a criança consuma o lanche, como salgados, todo dia na cantina da escola, ideal é mandar coisas de casa, intercalando em frutas, lanches naturais, entre outras opções mais saudáveis", ressalta. Ainda, garante ser indispensável incentivar o consumo de água, para evitar intestino preso, por exemplo, entre outros problemas.

 
Publicidade

Veja também