O Aedes não dá trégua: zika vírus também preocupa!

EDITORIAL -

Data 24/08/2023
Horário 04:15

O ano começou de forma preocupante em Presidente Prudente, uma das cidades com mais casos de dengue em 2023 no Estado de São Paulo. Muitas famílias perderam entes queridos para a doença. Há quem já tinha pegado e se contaminou novamente. Os hospitais ficaram lotados. Novos pontos de coleta foram preparados para atender a alta demanda. Os resultados do segundo levantamento do IB (Índice de Breteau) e do IIP (Índice de Infestação Predial) do ano, cujos dados foram divulgados no início deste mês, apontam que a cidade está em situação de alerta para a proliferação do Aedes aegypti. Se estamos assim no inverno, imagina no calor...
E a preocupação não se restringe à dengue. Além da febre chikungunya, o mosquito também é transmissor do zika vírus. Conforme matéria divulgada na edição de ontem, as notificações por zika vírus cresceram 20% no país de janeiro até o dia 8 de julho de 2023. O número de casos passou de 5.910 para 7.093, na comparação com mesmo período de 2022. A Região Sudeste teve o maior aumento, com percentual de 11,7%.
Os sintomas mais comuns da zika são: dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos.
A principal forma de evitar a doença, assim como a dengue, é eliminar os criadouros do mosquito, ou seja, evitar acúmulo de água parada em vasilhas, vasos de plantas e pneus velhos; instalar telas em janelas e portas; usar roupas compridas ou aplicar repelente nas áreas do corpo expostas e dar preferência a locais com telas de proteção e mosquiteiros.
Garrafas com a boca pra cima, vasilhames, caixas d’água destampadas, cisternas abertas, bebedouros de animais, sanitários inutilizados e até mesmo uma pequena tampa de garrafa. Todos estes itens, que acumulam água, merecem uma atenção, sobretudo se estiverem expostos ao tempo.
O cenário gera intranquilidade. Falta consciência e também responsabilidade. Promover a limpeza no quintal é mais que um dever. É uma simples atitude, que deve fazer parte da rotina e da vida de cada um. Se cuide!
 

Publicidade

Veja também