O cenário cultural de São Paulo

OPINIÃO - Maria Laura Gomes Lopes

Data 27/03/2024
Horário 05:00

A Fundação Seade realizou recentemente estudo que traz um recorte do cenário cultural no Estado de São Paulo, abordando a frequência da participação da população em atividades culturais. Os dados abordam de idas ao cinema à leitura de livros.
Em 2023, 64% dos jovens entre 18 e 29 anos frequentaram cinemas, em contraste com apenas 22% da população com 60 anos ou mais. Além disso, a diferença entre municípios de diferentes tamanhos também é marcante: apenas 18% dos habitantes de cidades menores (com até 20 mil habitantes) foram ao cinema, em comparação com 42% daqueles em áreas urbanas maiores (com mais de 500 mil habitantes). 
Um ponto de destaque é o aumento no número de pessoas que não participaram de nenhuma atividade cultural após a pandemia. Todas as formas de expressão cultural apresentaram queda na participação em 2023 em comparação com 2018, sendo o cinema o mais afetado, com uma redução de 14 pontos percentuais na frequência. Em 2018, 50% da população frequentou cinemas, enquanto em 2023 essa proporção diminuiu para 36%. Adicionalmente, um em cada quatro participantes da pesquisa afirmou não ter participado de nenhuma atividade cultural em 2023.
O levantamento analisa dados de quatro anos, pré e pós-pandemia de Covid-19, e contribui para preencher uma lacuna de indicadores na área. Entre outras coisas, foi observado que a ida ao cinema varia conforme características demográficas, embora não tenham sido encontradas diferenças significativas entre os gêneros. A adesão é maior entre jovens, os mais escolarizados e os residentes em áreas urbanas e com maior renda.
Trazendo os dados para a região de Presidente Prudente, a Fundação Seade aponta que 31% da população não leu nenhum livro em 2023. Índice acima da média estadual (29%). Em relação ao cinema, 21% da população frequentou sessões em 2023, número menor do que os 56% da população que foi a show ou espetáculo de música, dança, teatro, circo ou outras artes em sua cidade ou região nos últimos 12 meses.
 

Publicidade

Veja também