O cliente como base da inteligência competitiva

OPINIÃO - Carolina Fernandes

Data 28/08/2020
Horário 04:31

A pandemia, e todas suas consequências, provocaram mudanças nos clientes, produtos, processos, tecnologias, entre outros que geraram incertezas para as empresas. Algumas inovações podem ter trazido ganhos - até surpreenderam - e outras não foram como o esperado. É um período de muito aprendizado e a dúvida que muitos gestores enfrentam é: qual estratégia seguir daqui para frente? 
Esta é uma decisão complexa, mas considerando a quantidade de dados e informações disponíveis hoje, é possível pensar em estratégias para auxiliar o gestor a tomar decisões que busquem a competitividade, mesmo mediante as incertezas. E como fazer isso?
A inteligência de mercado é a área responsável por acompanhar o ambiente de negócios da empresa e obter dados e informações que possam impactar na sua performance e crescimento, destacando-se entre eles, concorrência, consumidores, economia, tendências, entre outros.

É um período de muito aprendizado e a dúvida que muitos gestores enfrentam é: qual estratégia seguir daqui para frente?

Neste momento, é importante que as empresas evitem o achismo e invistam em diferentes fontes. Mas como primeiro passo, sugiro refletir sobre como o consumidor pode ser uma fonte de inteligência empresarial. Para isso proponho quatro etapas:
1ª - Que resultados queremos melhorar na empresa? 
2ª - Que tipos de informações precisamos para gerar novas estratégias? O que e onde o cliente tem comprado; Como ele avalia o produto e a marca; que tipos de publicações geram maior engajamento e vendas;
3ª- Que ferramentas podemos usar para obter informações? O canal de vendas e atendimento, as redes sociais e pesquisas de campo podem trazer informações valiosas sobre o perfil dos clientes, indicar tendências e avaliar a satisfação.
4ª - Como divulgar e usar essas informações? As informações são acessíveis para a equipe? A equipe tem usado as informações para melhorar a performance do seu negócio? Temos insights para novos produtos, serviços e divulgações? Temos promovido melhorias e identificado novas estratégias?
Olhar para fora da empresa e manter-se atento às informações é o caminho para melhorar processos, ganhar competitividade e se destacar. Invista e torne seu cliente o seu maior aliado.


 

Publicidade

Veja também