O contador além da declaração do IR

OPINIÃO - Lucas da Silva Pereira

Data 24/04/2025
Horário 04:30

Quando se fala em contador, a maioria das pessoas pensa logo em declaração de Imposto de Renda. Porém a atuação desse profissional vai além. O contador, entre suas diversas funções, pode atuar nas áreas financeira, de planejamento tributário e até mesmo como principal auxiliador no planejamento estratégico empresarial. Diante isso, é notável que esse pensamento restrito ao IR trata-se de uma redução simplista da real capacidade desse profissional.
Mas o que é o contador? Ele é o único profissional legalmente habilitado para ser responsável por todas as demonstrações financeiras e contábeis das organizações. Além disso, é o principal profissional responsável por auxiliar nas tomadas de decisões, capaz de atuar desde a precificação de produtos até a análise de viabilidade econômica do negócio. 
Vale lembrar que o contador é o único profissional com capacidades técnicas reais para elaborar um planejamento tributário adequado, garantindo que a empresa não pague impostos além do necessário.
Esse mesmo profissional ainda pode desenvolver uma análise extremamente assertiva das empresas listadas na Bolsa de Valores. Isso porque, além de conhecer diversas ferramentas de análise de gestão, trata-se do profissional que desenvolve os demonstrativos publicados pelas organizações.
Grandes corporações costumam usar cada vez mais a contabilidade gerencial, pois entenderam a real necessidade dessas informações para o planejamento estratégico de grandes grupos empresariais.
Outra vertente explorada pelas grandes empresas é a da governança corporativa, na qual o contador é um agente de implementação desse modelo de gestão, com o objetivo de trazer transparência, evitando fraudes e irregularidades - o que impacta a credibilidade e sustentabilidade da organização.
O avanço tecnológico faz com que cada vez mais os contadores deixem seu papel estritamente técnico e passem a aderir uma abordagem mais gerencial. Tecnologias como Inteligência Artificial, softwares com rotinas automáticas e a digitalização por parte do Fisco aumentaram a eficiência profissional, o que faz com que reste mais tempo para aspectos gerenciais e menos operacionais.
Todo empreendimento, independentemente do porte, necessita deste profissional. Do MEI aos grandes grupos empresariais - seja em sua vertente mais técnica, na atuação diária ou na gerencial, podendo estar inclusive à frente de grandes empresas.
Ademais, a profissão permite diversas atuações autônomas, como perito judicial, consultor empresarial, auditor, controller, entre outros.
Diante de tudo o que foi mencionado, fica clara a real importância desse profissional nas organizações, principalmente enquanto parceiro estratégico na busca por melhores resultados e fortalecimento do negócio.

Publicidade

Veja também