O Imparcial realiza sua 1ª capacitação no Sesi

REGIÃO - MARIANE GASPARETO

Data 12/02/2017
Horário 10:38
 

 

A primeira capacitação do programa socioeducativo O Imparcial na Escola com o Sesi (Serviço Social da Indústria) em Álvares Machado foi realizada na manhã de ontem, com a participação de mais de 20 profissionais da unidade escolar. O encontro foi conduzido pelo editor-executivo do jornal, Leandro Nigre, propondo o impresso como mais uma ferramenta utilizada como recurso pedagógico pelos professores.

O convênio foi assinado como o Sesi em dezembro de 2016 para vigorar a partir deste ano, com validade até o final de 2018. Os educadores são beneficiados com capacitações promovidas pelo jornal, além de receber diariamente dez exemplares do impresso e contar com a apresentação de relatórios periódicos sobre o trabalho desenvolvido.

Jornal O Imparcial Mais de 20 docentes participaram do encontro na manhã de ontem

O programa socioeducativo já resultou na capacitação de 700 profissionais da Seduc (Secretaria Municipal de Educação) desde 2011, além do envio diário de 300 exemplares para escolas municipais por dia. Ao todo, 9,8 mil alunos já foram beneficiados na rede municipal de ensino. Semanalmente O Imparcial publica uma coluna do programa, além de agendar visitas dos estudantes nas dependências do jornal para conhecer seu funcionamento e produção.

"É indispensável para os educadores essa capacitação que proporciona informações necessárias sobre os elementos que compõem o impresso, as características que o diferenciam em conteúdo e estética", explica Leandro. Assim, os profissionais chegam à sala de aula preparados para utilizar as edições encaminhadas à escola, nas mais variadas atividades propostas aos estudantes. Leandro ressalta que o jornal não confronta os livros didáticos, mas se apresenta como uma ferramenta de trabalho diferente, que possui factualidade e aborda a realidade local.

Eunice Batista Teixeira, que coordena os trabalhos pedagógicos da unidade, também reafirma que o jornal vem como um novo suporte para os estudantes na sala de aula, com informações sobre cotidiano, arte e diversos temas, que poderá contribuir na pesquisa relacionada aos eixos integrados do conhecimento: linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza.

A professora Sandra Mirandola relata que não possuía conhecimento prévio sobre muito do que foi abordado na reunião de ontem, o que tornou a capacitação muito produtiva. "Eu não tinha ideia sobre como é o processo de produção do jornal".

O professor Felipe Rodrigues também aproveitou a capacitação realizada para conhecer melhor sobre esse meio de comunicação com o qual possui um contato menor: o impresso. O desafio reside no fato dos alunos também terem pouco contato com esse tipo de mídia, aponta o educador. "Eles são bem antenados e ligeiros, mas não têm o hábito de lidar com o jornal em papel, o que será bom resgatar", acrescenta.

 
Publicidade

Veja também