O on-line no trânsito pode ser fatal!

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 11/04/2023
Horário 04:35

Atualmente, pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro), o uso do celular ao dirigir não é previsto como crime de trânsito, mas é classificado como uma infração administrativa gravíssima, que prevê multa no valor de R$ 293,47 e sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) do motorista. E, toda e qualquer pessoa sabe que é proibido usar celular enquanto dirige. Porém, basta sair pelas ruas para flagrar inúmeros motoristas infringindo as regras, o que é lamentável.
Como publicado neste diário, em Presidente Prudente, foram aplicadas, de janeiro a dezembro de 2022, 3.904 multas devido a condutas envolvendo o uso do celular no trânsito em Presidente Prudente. Deste total, 74 referem-se a conduzir veículo utilizando-se do aparelho, 1.610 a dirigir manuseando telefone celular e 2.220 a pilotar segurando o equipamento. As autuações foram efetuadas pelo Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito) e Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública).
Gente, dirigir manuseando celular é extremamente perigoso. Pode causar acidentes fatais. Durante o uso desses aparelhos, a atenção do motorista no trânsito fica severamente comprometida, desviando o foco da visão e da audição para o celular, e assim diminuindo a percepção de possíveis riscos. Vale ressaltar, que ao usar o celular o motorista perde a visão 360 graus possibilitada pelos retrovisores e vidros dianteiros, ficando com a visão limitada, o que pode aumentar drasticamente o número de colisão com outros veículos, muretas, postes, entre outros. Conforme pesquisa, no Brasil, acidentes causados por uso de celular ao volante se tornaram a segunda maior motivação de morte por causa externa, superando o número de acidentes causados por motoristas que dirigiram após o consumo de álcool, aponta associação Brasileira de Medicina do Tráfego. Respeite as leis de trânsito, cuide da sua vida e preserve a vida do próximo. Seja responsável!

Publicidade

Veja também